Siemens Introduz Infraestrutura 5G Privada para Indústria

Uma Solução Sob Medida para Automação Industrial e Conectividade Confidencial

A Siemens marca um marco ao lançar uma infraestrutura 5G privada desenvolvida internamente, projetada para atender às necessidades específicas da indústria. Essa inovadora solução capacita empresas industriais a construir suas próprias redes 5G locais, proporcionando suporte otimizado para aplicações de automação. Axel Lorenz, CEO da Process Automation da Siemens, ressalta que, ao estabelecer suas próprias redes 5G, as empresas industriais estão ingressando na próxima era da produção conectada. O 5G desempenha um papel crucial em aplicações como robôs móveis, logística autônoma e sistemas de transporte sem motorista em ambientes fabris. A infraestrutura 5G privada da Siemens oferece aos usuários controle exclusivo sobre os dados em suas redes 5G em todos os momentos, permitindo configurações personalizadas para atender a suas necessidades exclusivas.

Diversas possibilidades se abrem com a tecnologia industrial sem fio 5G, incluindo a integração de tablets, óculos de realidade virtual e ferramentas inteligentes. Além disso, dispositivos de borda podem ser utilizados de forma flexível, especialmente em ambientes já estabelecidos, onde a instalação de cabos pode ser desafiadora. Diferentemente de outras tecnologias sem fio, as redes 5G privadas operam em uma banda de frequência licenciada, garantindo operação livre de interferências.

A infraestrutura 5G da Siemens foi meticulosamente desenvolvida para atender às necessidades dos clientes e aplicações industriais. Ela consiste em um núcleo 5G e uma rede de acesso de rádio (RAN), que engloba a unidade central (CU), a unidade distribuída (DU) e unidades de rádio (RUs). Múltiplos dispositivos 5G podem se conectar a essa infraestrutura, possibilitando comunicação na rede privada. Essa solução multifuncional foi projetada para suportar ambientes industriais desafiadores.

A Siemens testou exaustivamente sua infraestrutura 5G privada em ambientes reais de produção, como a unidade de produção da Siemens em Karlsruhe, Alemanha, antes de lançá-la. A empresa operou a rede protótipo em suas próprias instalações de produção, refinando a tecnologia para atender aos rigores dos ambientes industriais e às necessidades das aplicações industriais. A infraestrutura privada 5G da Siemens já está disponível na Alemanha e em breve estará acessível em outros países.

Um dos clientes-piloto para a solução completa 5G é o grupo siderúrgico alemão Salzgitter AG, que enfatiza a necessidade de um 5G industrial confiável. A Siemens é reconhecida como parceira confiável para soluções de rede, o que motivou a colaboração.

As redes 5G privadas, também conhecidas como redes de campus, oferecem controle total sobre os dados e atendem às demandas da indústria. Elas são construídas e personalizadas localmente pelas empresas, utilizando seu próprio espectro 5G. Para estabelecer essas redes, é necessária uma infraestrutura 5G privada, como a oferecida pela Siemens.

SCALANCE M80000 unidade de rádio 5G industrial. Foto: Divulgação Siemens

Desde 2021, a Siemens já disponibiliza roteadores 5G industriais, como o SCALANCE MUM853-1 e MUM856-1, para conectar robôs, veículos autônomos guiados (AGVs) e outros dispositivos industriais a redes 5G privadas, fornecendo conectividade sem fio eficiente em ambientes industriais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com