Diretor de Arte da Marvel e da Disney Utiliza o SketchUp para Criar Cenários Incríveis

Como Luke Whitelock Combina Arquitetura e Criatividade para Produzir Ambientes Cinematográficos Fantásticos. O diretor de arte utiliza o SketchUp em suas criações. A versatilidade desse software, que pode ser utilizado tanto no iPad quanto no computador, é um diferencial para aumentar a produtividade profissional

Com o lançamento da minissérie “Invasão Secreta” no Disney+, muitos fãs estão aproveitando o entusiasmo para revisitar outras obras do mesmo universo em busca de easter eggs e curiosidades que possam ter passado despercebidas. Se você já assistiu a algum filme da Disney ou da Marvel, com certeza já viu as habilidades de design de cenário de Luke Whitelock em ação.

Com produções como “Vingadores: Guerra Infinita”, “Guardiões da Galáxia” e “Doutor Estranho” em seu currículo, o diretor de arte combina ferramentas utilizadas na arquitetura, como o software SketchUp, com sua expertise em cenários cinematográficos para agilizar o processo de construção de ambientes para grandes produções de Hollywood.

Em seu fluxo de trabalho, Luke transita entre espaços reais e modelagem 3D conceitual. Para dar vida às suas ideias, ele precisa das ferramentas certas para ser eficiente: modelagem tanto no iPad quanto no computador, componentes pré-construídos de ficção científica disponíveis no software, documentação 2D e impressão 3D, que são processos comuns em projetos de arquitetura.

Algumas das obras em que ele participou incluem “Batman” (2022), “A Origem (Inception)” (2010), “Malévola: Dona do Mal” (2019), “Enola Holmes 2” (2022), “Aladdin” (2019), “Prometheus” (2012) e “X-Men: Primeira Classe” (2011) – em muitas delas, o software desempenhou um papel fundamental no fluxo de trabalho.

Tecnologia de construção no cinema

A tecnologia predominante nas indústrias de arquitetura, engenharia e construção foi adaptada ao longo dos anos para a construção de cenários de filmagem, o que tornou o fluxo de trabalho de Luke muito mais prático. Anteriormente, ele esboçava as cenas à mão em grandes pranchetas, mas agora utiliza o iPad para desenhar tudo em modelagem 3D no SketchUp.

A indústria cinematográfica está em constante expansão, especialmente com as produções voltadas para streaming, e os grandes estúdios passaram a contratar arquitetos para atuarem nesse segmento. Habilidades como levantamento e medição são extremamente importantes para garantir um cenário funcional durante as gravações.

Da prancheta para o iPad

Quando Luke cria modelos 3D para um cenário de filmagem, o primeiro passo é pesquisar o espaço existente. Ele precisa de medições detalhadas do local onde o filme será gravado como base para sua exploração criativa.

Anteriormente, ele anotava as dimensões em um bloquinho de papel e, em seguida, levava vários dias até que pudesse retornar ao estúdio e criar um modelo 3D a partir de suas anotações manuscritas.

Diante da rotina agitada de um set de filmagens, Luke percebeu a necessidade de ganhar agilidade, o que só seria possível por meio da digitalização dos processos. Foi aí que ele adotou o SketchUp para iPad. A capacidade de capturar com precisão as condições existentes diretamente em formato digital reduziu pela metade o tempo de trabalho de Luke no local.

Arte conceitual mostra cenario futurista criado no SketchUp. Crédito: divulgação

“O SketchUp para iPad é uma ferramenta móvel incrível que otimiza meu fluxo de trabalho. Com a Apple Pencil, parece que estou fazendo um desenho à mão livre, mas em 3D. A interface é intuitiva – adoro a facilidade de minimizar ou maximizar os menus suspensos. Além disso, não é necessário reaprender a usar o SketchUp para iPad; ele é familiar e fácil de usar”, disse Luke.

Com o uso do SketchUp, Luke Whitelock revolucionou a forma como os cenários são criados no cinema. Sua habilidade em combinar as ferramentas de arquitetura com a expertise em design de cenários cinematográficos resulta em ambientes incríveis que imergem o público nas histórias contadas nas telas.

A contribuição de Luke para filmes como “Vingadores: Guerra Infinita”, “Guardiões da Galáxia” e “Doutor Estranho” é inegável. Seus cenários bem construídos ajudam a criar a atmosfera e a ambientação necessárias para essas mega produções.

Destalhes postados no Instagram de Luke Whitelock mostram criacao de porta utilizada no cenario de Malevola Dona do Mal no SketchUp. Crédito: Divulgação

À medida que a indústria cinematográfica continua a evoluir e novas tecnologias são incorporadas, é inspirador ver como profissionais como Luke Whitelock utilizam ferramentas como o SketchUp para elevar a qualidade e a eficiência do trabalho de direção de arte. Com sua visão criativa e habilidades técnicas, ele continua a deixar sua marca no mundo do cinema.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com