‘CIBERNÉTICAS’, documentário aborda equidade de gênero na tecnologia

Com patrocínio da Unisys via Lei Federal de Incentivo Fiscal, ‘CIBERNÉTICAS’, produção da Deusdará Filmes tem direção de Graziela Mantoanelli

A Deusdará Filmes anuncia o lançamento do documentário CIBERNÉTICAS, que conta histórias de mulheres na tecnologia. Com patrocínio da Unisys, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a produção debate a equidade de gênero e a experiência das mulheres na educação e no mercado de trabalho no campo da tecnologia. Atualmente as mulheres ocupam menos de 40% das posições nesse setor, de acordo com a Brasscom. A pré-estreia será realizada em 15 de março na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, em sessão gratuita e aberta para o público em geral. Em breve, o conteúdo estará disponível gratuitamente no Canal Futura/Globoplay.

O documentário explora as dificuldades do setor para o público feminino, bem como o papel da educação na formação das profissionais do futuro. CIBERNÉTICAS busca inspirar e criar um território simbólico favorável para meninas e mulheres de todo o Brasil. Dessa forma, o filme quer incentivar a chegada de novos talentos femininos no setor. “O incentivo ao aprendizado da linguagem computacional pode significar para muitas meninas uma janela de oportunidade para o futuro, já que a tecnologia tornou-se um importante funil de acesso ao mercado de trabalho. Por isso a urgência em criar espaços que permitam que meninas, jovens e mulheres se vejam atuantes na área”, diz Graziela Mantoanelli, diretora do documentário.

A produção de 52 minutos conta com depoimentos de Aildes Monteiro (Gerente de Projetos na Unisys), Camila Achutti (fundadora e CEO do MasterTech), Emmanuelle Richard (desenvolvedora de fintech), Isabelle Christina (líder do Projeto Meninas Negras), Liane Tarouco (professora da UFRGS e precursora do movimento de internet no Brasil), Silvana Bahia (coordenadora do PretaLab) e Soraya Medeiros (doutoranda em ciências da computação no Instituto Metrópole Digital em Natal RN).

O projeto conta com o patrocínio da Unisys pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e inclui filme, podcast, reportagens e ações educativas e de mobilização social. “Tudo isso para reconhecer e valorizar as inúmeras iniciativas dedicadas a criar novas oportunidades para meninas e mulheres atuarem em ciência e tecnologia, buscando para além dos números, a construção de espaços de respeito e igualdade de oportunidades”, diz Claudia Gomes, VP Jurídica para América Latina e integrante do comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão da Unisys.  

Saiba mais em CIBERNÉTICAS.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com