Open Knowledge Brasil lança ferramenta “Querido Diário: Tecnologias na Educação”

“Querido Diário: Tecnologias na Educação” busca ampliar transparência e controle social na gestão de recursos tecnológicos nas redes municipais de ensino

A Open Knowledge Brasil lançou a ferramenta “Querido Diário: Tecnologias na Educação” para monitorar a adoção de tecnologias nas redes municipais de ensino. A ferramenta conta com um explorador de atos públicos, filtros temáticos e análises periódicas para ampliar a compreensão sobre como municípios vêm adotando tecnologias em suas redes de ensino, quem fornece esses recursos e de que forma eles se relacionam com as políticas educacionais e estratégias pedagógicas dessas redes.

A ferramenta permitirá monitorar as ações das prefeituras por meio das informações publicadas diariamente em seus Diários Oficiais, com possibilidade de realizar pesquisas em atos públicos, como contratações e normas, previamente identificados como relacionados a assuntos como conectividade, robótica, gestão e aprendizagem. Também será possível criar alertas para receber por e-mail atualizações sobre assuntos de interesse.

A rede municipal de ensino concentra quase metade das matrículas da educação básica no Brasil, atendendo cerca de 23 milhões de estudantes, em sua maioria crianças e adolescentes. Apesar do papel central nas políticas educacionais, as capacidades dos municípios tendem a ser menores quando comparadas aos outros entes. A ferramenta Querido Diário busca, portanto, promover a transparência, a participação, o controle social, o monitoramento de políticas públicas e o combate à corrupção.

No contexto do “Querido Diário: Tecnologias na Educação”, também haverá uma série de análises e estudos de caso produzidos pela equipe de especialistas em políticas públicas e tecnologias da OKBR sobre tendências, novidades e iniciativas relacionadas ao tema. A primeira análise, com um panorama sobre a implantação de tecnologias na educação dos municípios a partir do período da pandemia de Covid-19, estará disponível a partir do lançamento da plataforma.

Com esse conjunto de recursos, o projeto pretende criar uma base de conhecimento comum e acessível a equipes de gestão, pessoas pesquisadoras e quaisquer interessadas e apontar caminhos para uma gestão de tecnologias na educação mais transparente e acessível. A plataforma Querido Diário conta atualmente com 66 cidades, 20 delas capitais, mas esse número deve crescer consideravelmente ao longo de 2023 com as melhorias em curso na infraestrutura do Querido Diário.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com