Estudante de Engenharia cria “Primer”, protótipo de um robô para auxiliar idosos em asilos

Aluno de Engenharia Mecânica cria protótipo de robô chamado Primer, capaz de se movimentar por conta própria, com o objetivo de ajudar os idosos em asilos no futuro

Um estudante de Engenharia criou um robô que poderá ajudar idosos em asilos. Davi Junio Oliveira Silva, de 21 anos, é aluno do 3º período de Engenharia Mecânica no Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte. Ele sempre teve habilidades com robótica e, desde criança, desenhava e projetava robôs. Agora, ele pode criar protótipos e programá-los. O robô que foi apresentado no Science Days da Newton é o Primer, que tem diversas funções para tornar a vida de idosos mais fácil, tornando-os mais independentes.

O protótipo possui uma mão na qual os idosos podem segurar para ter o auxílio necessário, como para ir ao banheiro, por exemplo. Além disso, possui uma mecânica como a Alexa, que responde perguntas e incentiva as pessoas com frases motivacionais. Conta também com um computador interativo que funciona como uma espécie de rosto, podendo assim expressar as emoções. O robô possui sensores motores, sendo capaz de levantar a mão e pegar bandejas. Por meio de um carro instalado nos pés, poderá se locomover pelo ambiente.

Primer. Crédito: Divulgação

Davi sempre teve interesse na área, mas foi na edição do Science Days em 2022, quando participou como embaixador junto com a Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), que tudo mudou. Na ocasião, a Newton acreditou no potencial do jovem e ofereceu uma bolsa de 100% no curso de engenharia mecânica. Davi é muito grato à Newton que acreditou no seu potencial. Depois que se formar em Mecânica, pretende cursar Engenharia Mecatrônica. O seu objetivo é continuar fazendo robôs funcionais para que sejam lançados no mundo, ajudando assim muito mais pessoas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com