Diferentes tipos de ataques cibernéticos

Conheça os tipos de ataques cibernéticos 

Os golpes e ataques cibernéticos seguem aumentando e impactando milhares de pessoas no Brasil. Por isso, relatórios como o da Cisco, divulgado esse ano, mostram um aumento crescente em relação a preocupação das empresas com a proteção dos dados de seus clientes. Segundo ele, mesmo com uma situação econômica delicada, as companhias seguem aumentando os gastos na área, o que culminou em um aumento de US$ 1,2 milhão há três anos atrás, para US$ 2,7 milhões nos investimentos em 2023.

A informação se torna um recurso cada dia mais poderoso nas mãos dos golpistas e, quanto mais elas são compartilhadas no ambiente digital, aumenta-se a munição para ludibriar a população. Além disso, por pouco conhecimento e falhas nos sistemas operacionais de grandes empresas, o cidadão acaba ficando vulnerável.

Segundo Waldo Gomes, diretor da Netsafe Corp, empresa especializada em proteção de dados: “Com a crescente digitalização das informações, cada vez mais os ‘dados’ dos usuários estão sendo guardados em ambientes cloud. Com isso, a cada dia que passa vemos inúmeras notícias a respeito de grandes vazamentos de dados com informações pessoais e esses dados são utilizados para realizar golpes”. 

Por isso, conheça os principais tipos de ataque cibernético:   

Spam ou phishing 

O spam ou phishing é um dos tipos mais conhecidos de ataques cibernéticos. Ele se utiliza das técnicas de engenharia social e persuasão para atingir os usuários, principalmente por meio de e-mails suspeitos.

“O spam é o nosso velho conhecido. Há muitos anos lidamos com esse tipo de utilização irregular da ferramenta de e-mail com o encaminhamento de conteúdos não solicitados. Muitas vezes é simplesmente uma propaganda qualquer, mas em sua maioria vem acompanhado de links com péssimas reputações que estão de prontidão para descarregar ferramentas nocivas aos dispositivos”, explica Gomes.

Vishing 

O vishing é uma variação do phishing, conhecida por utilizar de chamadas telefônicas para a mesma função. “Basicamente esse ataque acontece utilizando informações coletadas em mídias sociais para dar mais veracidade ao contato e, com isso, convencer o usuário a partilhar informações pessoais, principalmente referentes aos acessos bancários e cartão de crédito”, complementa o especialista.

Smishing  

Em mais uma variação, o smishing, usufrui da conexão SMS para o ataque. “Geralmente encaminhando links que direcionam para outros links maliciosos, utilizando também Engenharia Social para associar a comunicação a um evento que a pessoa possa ter conhecimento e tentar trazer veracidade a comunicação, obtendo informações confidenciais dos usuários”, adverte o diretor de marketing e relacionamento da NetSafe Corp.

Malwares  

Os malwares são o princípio da maioria dos ataques cibernéticos. Abreviação de software malicioso, ele consiste em um arquivo ou código que se instala em um dispositivo ou rede com a finalidade de roubar informações, instalar vírus ou programas e softwares para a aplicação de golpes.
 
Como se proteger 
Para se proteger, é importante:

  • Não acessar links suspeitos;
  • Não realizar transferências para códigos desconhecidos;
  • Proteger ao máximo as informações pessoais possíveis, como endereços de e-mail, CPF, CNPJ, entre outros, no ambiente digital;
  • Sempre utilizar senhas fortes;
  • Ter um antivírus em seus dispositivos.

“Temos cada vez mais que nos preocupar com nossas informações, nossos dados e acesso aos nossos perfis. A facilidade da vida digital elevou os nossos níveis de acesso e gerenciamento de tal forma que, hoje, é muito raro necessitar de presença física em algum lugar para transacionar quantidades grandes de dinheiro. Temos de nos ater a isso. Cuide das suas informações com muito carinho e zelo, o estrago financeiro, pessoal e profissional pode ser muito grande”.

Waldo Gomes, NetSafe Corp

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com