FP5: quinta geração de silício de roteamento Nokia

Nokia apresenta quinta geração de silício de roteamento e estabelece novos patamares de segurança para redes IP e eficiência energética

  • Network processor FP5 da Nokia oferece salto geracional em capacidade de rede IP e eficiência energética, ao mesmo tempo em que apresenta novas funcionalidades para proteger o tráfego da rede de ameaças de segurança;
  • FP5 é o primeiro network processor de alto rendimento da indústria que oferece criptografia line rate para serviços de rede L2, L25 e L3, em velocidades de até 1.6 Tbps;
  • Processador de rede da Nokia, inteiramente programável, é o primeiro a trazer ao mercado interfaces de roteamento 800GE para as aplicações dos provedores de serviços, ao mesmo tempo em que mantém a agilidade para ser adaptado a novas aplicações;
  • FP5 estabelece um novo ponto de referência em sustentabilidade IP, com redução de 75% no consumo de energia em relação às gerações anteriores.

O FP5 é a quinta geração de silício de roteamento de alta performance para redes IP da Nokia. FP5, o novo coração das plataformas de roteamento IP da Nokia, permitirá aos provedores de serviços atender de forma eficaz à constante necessidade de escalar a capacidade da rede, habilitando novos serviços IP de maior velocidade e protegendo-os de maneira inigualável contra as crescentes ameaças à segurança da rede.

Com base na liderança de suas quatro gerações de procesadores de rede, a Nokia vem agora elevar o patamar da indústria, ao viabilizar, ao mesmo tempo, suporte para interfaces de roteamento 800GE de alta densidade, diminuição de 75% do consumo energético e capacidade integrada para realizar criptografia por fluxo.

À medida que as arquiteturas em nuvem, o 5G e a Indústria 4.0 continuam a impulsionar as transformações das redes, os provedores de serviços demandam redes IP de missão crítica cada vez mais seguras, ágeis e sustentáveis, devendo tais redes assegurar altos índices de rendimento e integridade, diante das brechas de segurança e das crescentes ameaças de ataques à rede. Devem elas, ainda, ser adaptáveis, para que possam passar por mudanças imprevistas e sustentar a evolução dos serviços por toda sua vida útil. Além disso, os equipamentos de rede IP devem ter cada vez mais eficiência energética, para minimizar impactos no meio ambiente.

Com a chegada da quinta geração de seu silício de roteamento, a Nokia traz ao mercado um novo conjunto de soluções em roteamento IP para ajudar às operadoras a transformar suas redes de missão crítica, de modo a poderem responder a novas e mutáveis necessidades.

A Nokia há muito tempo está na vanguarda no fornecimento de uma abordagem integrada à segurança de rede IP. Com o FP4, a empresa transformou a defesa DDoS volumétrica com detecção e mitigação baseadas em roteador. FP5 traz uma camada adicional de proteção de rede com a introdução de ‘ANYsec’ – uma nova taxa de linha, capacidade de criptografia baseada em fluxo integrada diretamente no chipset. O ANYsec oferece suporte à entrega de serviços IP seguros, incluindo MPLS e roteamento de segmento, sob demanda e em escala, sem afetar o desempenho ou a eficiência energética. Os provedores de serviços agora podem garantir a integridade e a confidencialidade de todos os dados que fluem por suas redes.

Com FP5, a Nokia traz ao mercado um salto geracional em termos de capacidade de roteamento da rede. As plataformas da Nokia para o roteamento de serviços são as primeiras a suportar 800GE de alta densidade e também interfaces de roteamento de canal transparente de 1.6 Tb/s para aplicações de transporte móvel, de núcleo de IP, peering, BNG e borda da operadora. Os novos cartões baseados em FP5 sustentarão 14.4 Tb/s (19.2 Tb/s, com a capacidade inteligente de agregação da Nokia). Uma nova série de plataformas de forma fixa fator 7750 Service-1 permite que se obtenham os benefícios do FP5 também em lugares menores dentro da rede.

Os processadores de rede FP5 da Nokia chegam a reduzir o consumo de energia por bit em até 75%. Por FP5 ser compatível com FP4 e estar totalmente integrado às versões mais recentes do Sistema Operacional do Roteador de Serviço (SR OS) da Nokia, todas as funcionalidades existentes são compatíveis desde o primeiro dia com o novo hardware. Com uma estratégia que alinha as evoluções do software e do hardware, a Nokia protege, de maneira inigualável e sustentável, o investimento de seus clientes.

FP5 é um processador de rede totalmente programável e oferece a agilidade necessária para fazer evoluir a rede conforme mudam padrões e aplicações. Seu desempenho determinístico, combinado à riqueza das informações de telemetria, garante que se possa gerenciar a rede em seu estado atual e impulsionar sua utilidade futura.

Neil McRae, Diretor Executivo e Arquiteto-Chefe da BT, disse: “A BT tem um relacionamento de longa data com a Nokia. Estamos contentes em ver que, com o FP5, a Nokia continua a inovar para garantir que as redes IP tenham a escala, flexibilidade e recursos para nos ajudar a ficar à frente da crescente demanda de nossos clientes residenciais, móveis e comerciais. Estamos particularmente muito felizes em ver o foco em otimização de energia, BT e Nokia comprometidas que estão em reduzir significativamente sua pegada de carbono. Nos últimos 18 meses, nossas vidas foram viradas de cabeça para baixo, nossa dependência das redes aumentou drasticamente e a confiabilidade se tornou crucial. É fantástico ver a abordagem da Nokia em construir mais recursos em prol da segurança, fator cada vez mais importante para nossos clientes.”

Hiroyuki Oto, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do Departamento de Desenvolvimento de Rede Central, NTT DOCOMO, INC., disse: “Nossa rede precisa continuar a evoluir para atender às demandas de nossos consumidores, comunidades e empresas. A última e inovadora geração de processadores da Nokia, com atenção cuidadosa à proteção do investimento e à flexibilidade de se adaptar às novas exigências, oferece a base sólida para garantir que as redes IP possam ser escaladas e se transformem, de forma eficiente, para ficar à frente das demandas mutáveis do mercado.”

Federico Guillén, Presidente de Infraestrutura de Rede da Nokia, disse: “De todas as coisas que são surpreendentes para os seres humanos, a mais surpreendente seja, talvez, nossa capacidade de nos surpreendermos. Nossos clientes demandam redes robustas, ágeis e adaptáveis, para que se possa lidar com o que quer que a vida se lhes apresente, de ameaças disruptivas à segurança até uma pandemia global. FP5 é um passo importante em termos de rendimento, segurança e eficiência que, em combinação com a excelência de nosso software e o investimento em ferramentas de automatização de redes, abre o mais novo capítulo da ampla liderança da Nokia em redes IP.”

As plataformas baseadas em Nokia FP5 estarão disponíveis a partir do primeiro semestre de 2022.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com