Nova geração do portfólio AirScale da Nokia com chips ReefShark

.Gadgets

Novo portfólio 5G abrange antenas para rádio de banda básica e MIMO massivo, que oferecem enorme capacidade em 5G, cobertura e fácil implantação

A mais recente linha de produtos AirScale 5G, com cobertura para banda básica, cabeças de rádio remotas e antenas ativas MIMO massivas, com beamforming digital da Nokia são soluções inovadoras, abastecidas pela última geração de chipsets ReefShark (Sistema-em-um-só-chip, SoC, em inglês), oferecem os mais altos níveis em capacidade e rendimento de rede, ao mesmo tempo em que tornam mais eficientes os processos de implementação e operações. O lançamento dos novos produtos já está em andamento.

A nova geração de antenas MIMO massivas AirScale com tecnologia ReefShark e os produtos 32TRX e 64TRX, bem como soluções de cabeça de rádio remota 8T8R. A 32TRX, com 17kg, é a unidade mais leve do mercado, o que simplifica e acelera as implantações nos sites. O baixo peso, vale destacar, foi conquistado mantendo-se a capacidade de sustentar alta frequência de largura de banda (banda larga de 200 MHz e banda larga instantânea de 400 MHz), oferecendo uma saíde de potência de alta frequência de rádio e sem redução de desempenho. Tanto as novas antenas MIMO massivas 32TRX quanto as 64TRX podem ser utilizadas em rede compartilhada e em espectro fragmentado.

Os novos cartões plugáveis de banda básica, alimentados pelos chips ReefShark, incrementam a capacidade do módulo do sistema AirScale. Os novos cartões fornecem até oito vezes mais rendimento e atendem a oito vezes mais células, em comparação com as gerações anteriores. De fácil instalação, tornam mais simples o processo de atualização e o funcionamento prolongado do AirScale. O módulo de banda básica da Nokia admite a conexão simultânea de até 90 mil usuários e oferece rendimento de 84 Gbps. Os cartões plugáveis, por sua vez, reduzem o consumo de energia em até 75%. A banda básica modular AirScale permite às operadoras móveis que escalem suas capacidades, de forma flexível e eficiente, à medida que desenvolvem seus negócios em 5G.

O software Single RAN da Nokia passou a incluir 5G, o que acelera os lançamentos da quinta geração e reduz o Custo Total de Propriedade (TCO, em inglês), ao melhorar a eficiência da rede em sua totalidade, por integrar transporte, operação e software, bem como por permitir maior uso compartilhado de hardware.

A combinação entre o software Single RAN da Nokia e os novos cartões de banda básica proporciona capacidades multigeracionais (2G, 3G, 4G, 5G) e multi-banda, além de ser compatível com as mais recentes interfaces fronthaul (eCPRI) em uma única plataforma de banda básica, o que resulta em simplificação da rede e em redução de custos.

A arquitetura de banda básica AirScale da Nokia foi projetada para o futuro, com a capacidade de atender à crescente demanda por tráfego sem fio. Ao manter a computação de L1 e L2 (Camada 1 e Camada 2) separada de L3 (Camada 3) e das unidades plugáveis de banda básica de transporte, é possível agregar mais capacidade à rede, quando e onde for necessário. A modernização da rede pode ser alcançada por simples atualização e software ou pela adição de novas unidades plugáveis à banda básica existente.

Os chips ReefShark da Nokia terão papel também crítico na possibilidade de uso de ferramentas desenvolvidas para Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML, em inglês). A Nokia já emprega IA e ML em gestão preditiva de cargas, detecção de anomalías e direcionamento inteligente de tráfego. Adicionalmente, a Nokia vem realizadando testes inovadores em otimização de padrões e MIMO massivo, economia de energía, organização avançada de pacotes e detecção de padrões de alarme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.