Novos alicates amperímetros Fluke com tecnologia FieldSense

.Gadgets

Fluke apresenta nova dupla de alicates amperímetros desenvolvidos com tecnologia FieldSense, o Fluke True-RMS 377 FC e 378 FC realizam testes mais rápidos e seguros, sem contato com o condutor energizado

A Fluke Corporation acaba de anunciar ao mercado brasileiro sua nova dupla de alicates amperímetros. O Fluke True-RM 377 FC e 378 FC foram desenvolvidos com tecnologia FieldSense™ para realizar testes mais rápidos e seguros, sem contato com um condutor energizado. As novas ferramentas permitem medições de tensão e corrente exatas por meio da pinça em garra, executando as três fases da medição em apenas três etapas: basta prender o cabo preto de teste a qualquer sistema elétrico aterrado, colocar a pinça em garra ao redor do condutor e consultar valores confiáveis e precisos de tensão e corrente no visor.

De acordo com o Gerente de Produtos da Fluke, Osvaldo Conegundes, a Fluke está redefinindo a resolução padrão dos equipamentos para indústria de teste e medição eletrônica, a fim de que todo o processo torne-se mais intuitivo ao usuário. Um dos recursos utilizados neste processo de modernização é a FieldSense, tecnologia de sensores que permite medir tensão (campo elétrico alternado) sem contato no condutor, evitando assim o risco para operadores ou técnicos em medições elétricas. “Desta forma, as medições de corrente, tensão e frequência podem ser efetuadas em um único dispositivo, ao mesmo tempo, e em tempo real”, explica Conegundes.

Características do True-RMS 378 FC

O Fluke True-RMS 378 FC conta com uma função exclusiva que detecta problemas de qualidade da alimentação automaticamente. No momento em que as medidas do FieldSense são executadas, a pinça amperimétrica 378 FC é capaz de detectar e exibir problemas de qualidade de energia, relacionados a corrente, tensão, fator de potência ou qualquer combinação dos três. A partir disso, é possível determinar rapidamente se há um problema na alimentação da rede externa ou na rede interna do equipamento, e solucioná-lo o quanto antes.

Outra característica do Fluke 378 FC é a inclusão de um teste de qualidade de energia que fornece indicação rápida se há um problema na energia de entrada ou no equipamento. A medição de potência e corrente, feita em três etapas, oferece um conjunto completo de cálculo de valores fase a terra e fase a fase, além de exibir todos os dados diretamente no smartphone conectado ao equipamento e salvá-los na nuvem pelo software Fluke Connect . O cálculo e a exibição de rotação de fase também são no software Fluke Connect. É importante frisar que tudo isso pode ser feito sem anotações ou cálculos complexos à mão, aumentando a assertividade dos resultados.

Lançamento está alinhado ao posicionamento da Fluke em redefinir a resolução padrão de seus equipamentos para indústria para tornar o processo mais intuitivo aos usuários. Crédito: Divulgação

Facilidades dos novos Fluke 377 FC e Fluke 378 FC

Um acessório importante das novas ferramentas é a sonda flexível de corrente iFlex®, que pode ser usada para a medição de corrente extremamente alta, como por exemplo, corrente CA de até 2500A. Outro benefício da sonda iFlex® é fornecer acesso a grandes condutores em espaços pequenos.

Outra facilidade ao utilizar a pinça amperimétrica 377 FC e 378 FC é seu visor, que fica verde no momento em que uma medição FieldSense estável é detectada. Além disso, a continuidade visual fornece uma tela verde iluminada para detecção fácil de continuidade em áreas de trabalho com muito ruído.

Ao adquirir os equipamentos, estão incluídos também um kit de suporte magnético (TPAK) com alças de apoio de 23 cm, as quais permitem que as pinças sejam penduradas onde precisar: a uma porta de gabinete de ferro, ao redor de uma tubulação, em um prego ou cabeça de parafuso. Uma mala portátil também está inclusa e carrega a pinça amperimétrica, a sonda iFlex®, os cabos de teste e uma pinça de aterramento preta.

Resultados mais concretos com o Fluke Connect

Todos os dados coletados por meio das medições e testes realizados com os alicates amperímetros Fluke True-RMS 377 FC e 378 FC podem ser registrados, analisados e monitorados de modo remoto no software Fluke Connect, detectando dessa maneira falhas intermitentes. O Fluke Connect também permite reunir dados como base para um programa de manutenção preventiva. Todos os dados de medições são enviados a um smartphone conectado com o equipamento para registro, colaboração e análise.

Após o envio, o Fluke Connect extrai todos os dados relacionados às medições de três fases, inclusive a rotação de fase, e apresenta o conjunto completo de dados para análise resumida. Os dados coletados pelo Fluke Connect podem detectar falhas intermitentes difíceis, assim como os dados coletados em intervalos regulares podem ser usados para localizar pequenas mudanças antes que elas se tornem grandes problemas.

Para comprar alicates Fluke: https://amzn.to/2Qe9pZ8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.