Novo XC90: primeiro modelo da nova estratégia “Volvo-by-Volvo”


Postado em por Veridiana Serpa

 O Novo XC90 é o primeiro modelo da nova estratégia “Volvo-by-Volvo”, uma combinação exclusiva de luxo, espaço, versatilidade, eficiência e segurança, trazendo um dos pacotes de tecnologia mais completos já oferecidos no segmento dos SUVs com padrão de conforto e comodidade e alto nível de segurança para todos os ocupantes.

Dentre as principais inovações do novo utilitário esportivo de luxo da Volvo Cars, destacam-se:

Assistente de condução: dispositivo permite uma condução segura e confortável seguindo o carro à frente no trânsito. A aceleração, a frenagem e o volante são controlados automaticamente, em velocidades de até 50 km/h. Acima dessa velocidade, o sistema torna-se um controle de cruzeiro adaptativo, com assistência automática de freio e acelerador.

O Sistema de Alerta de Mudança de Faixa aplica força no volante se o carro estiver saindo da faixa intencionalmente, enquanto o Sistema de Alerta ao Motorista, detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados.

Sistema de proteção em saída de estrada: identifica quando há essa situação, permitindo que o carro  detecte o que está acontecendo e se prepare para o impacto sendo a primeira medida tensionar os cintos de segurança para manter os ocupantes na posição mais protegida. Para prevenir ferimentos na coluna, os bancos trazem peças que absorvem a energia do impacto, instalados entre o assento e sua estrutura, dissipando a força vertical que pode ocorrer quando o carro encontra o solo de forma abrupta. A solução é capaz de reduzir a força vertical dos ocupantes em um terço. Isso previne ferimentos na coluna, que são consequências sérias e frequentes dessas situações.

Frenagem automática em cruzamentos: primeiro SUV do mundo com a tecnologia que aciona automaticamente os freios caso o motorista tente virar à frente de outro carro que venha em sentido contrário. Detecta um potencial acidente e freia automaticamente, tanto para evitar a colisão como para reduzir as consequências do acidente.

Proteção contra impactos traseiros: radares posicionados na parte traseira detectam se há um impacto iminente. Nessa circunstância, os cintos de segurança são tensionados para manter o ocupante em posição mais segura. As luzes começam a piscar para avisar o motorista atrás, enquanto os freios são ativados para ajudar a reduzir o impacto nos ocupantes.

Em conjunto com o novo design dos bancos, que integram a próxima geração do inovador Sistema de Proteção contra Lesões na Coluna Cervical (WHIPS), esse dispositivo “pré-batida” contribui para reduzir ferimentos no pescoço.

Controle eletrônico anticapotamento: traz a última geração do controle eletrônico anticapotamento, sistema usa sensores avançados para calcular o risco de capotamento. Nessa situação imediatamente o torque do motor é restringido, enquanto os freios são acionados em uma ou mais rodas, para conter a tendência ao capotamento.

Caso ele seja inevitável, as cortinas infláveis são ativadas. Elas cobrem todas as três fileiras de assentos por um período mais longo para prevenir ferimentos na cabeça. Todos os sete assentos do XC90 trazem pré-tensionadores pirotécnicos, que são acionados em situações de capotamento.

City Safety com frenagem automática: agrupa todos os sistemas de frenagem automática da Volvo Cars. O propósito do novo sistema de prevenção de colisões é auxiliar o motorista no caso de alto risco de colisão com outro veículo, pedestre ou ciclista, com uma estratégia de alerta e de auxílio na frenagem. A tecnologia permite a frenagem automática durante o dia e à noite, além da frenagem automática em cruzamentos.

Assistente de estacionamento paralelo e perpendicular: 12 sensores ultrassônicos geram a informação necessária para as manobras automáticas. Quando o motorista ativa o assistente de estacionamento em uma situação de estacionamento paralelo, como em uma rua, os sensores começam a monitorar o lado do carro em busca de vagas.

Quando uma vaga mede 20% a mais que o tamanho do carro, o motorista é avisado por meio de um sinal sonoro e por mensagem no painel. No caso de vagas perpendiculares, elas devem ter a largura do carro e mais de um metro extra.

O display guiará o motorista, passo a passo, por meio de textos e animações no painel central até o carro estar estacionado.

Câmera com visão aérea 360º: oferece ao motorista uma vista aérea do carro, essa visão só é possível graças à junção de quatro câmeras com lentes “olho de peixe” – uma na dianteira, uma em cada retrovisor e uma atrás da placa traseira. A visão ampliada 360º permite ao motorista acesso visual ampliado e confortável da frente, das laterais e da traseira do carro.

Alerta de Tráfego Lateral: as soluções do sistema IntelliSafe no Novo Volvo XC90 incluem também o Alerta de Tráfego Lateral, que monitora a traseira do veículo em uma manobra em marcha à ré. Ele alerta caso um carro seja detectado em uma área de 30 metros das laterais, com sinal sonoro e aviso no display central.

Sistema de Leitura de Placas de Sinalização: primeiro carro no mercado com o Sistema de Leitura de Placas de Sinalização de série. Ele foi aprimorado para mostrar uma extensa seleção de placas de trânsito em um display digital na frente do motorista, bem como uma variedade de placas complementares das vias.

Cobrindo os pontos cegos: Sistema de Informação de Ponto Cego informa sobre os veículos que estão em posição de difícil visualização pelo motorista, chamados de pontos cegos e também alerta o motorista sobre veículos que se aproximam de forma rápida por trás.

Reforçado em todos os sentidos: extensivo uso de aço boro, o metal mais resistente utilizado na indústria automotiva. Toda a estrutura de proteção em torno dos ocupantes é feita desse material, e foi desenhada para a máxima proteção. O aço boro corresponde a 40% do peso total da carroceria – cinco vezes mais que na carroceria da primeira geração do XC90.

Sistema CleanZone: inovador multifiltro, maior e mais eficiente, as micropartículas que podem causar danos à saúde são eliminadas da cabine. O multifiltro foi desenhado especialmente para a plataforma SPA e traz dimensões maiores, ermite interceptar mais partículas e também pólen, além de incorporar um sistema de carvão ativado que efetivamente remove diversos contaminantes que podem prejudicar a saúde dos ocupantes.

O filtro é um elemento do inovador Air Quality System (IAQS) da Volvo Cars. Outra inovação é o sensor que monitora o ar que entra na cabine com substâncias nocivas. Se a quantidade de substâncias perigosas fica muito elevada (como ocorre quando se anda dentro de um túnel), a tomada de ar externa é fechada automaticamente. Quando o motorista destrava o carro por meio do controle remoto, automaticamente o sistema de ventilação da cabine é acionado, por um minuto, eliminando odores e renovando o ar interno.

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