Manual de Fuga do app PenhaS: Uma Ferramenta Vital para Enfrentar a Violência Doméstica

No combate à violência doméstica, é essencial cada ação tomada. Este é o cerne da campanha de lançamento do Manual de Fuga, uma nova funcionalidade do PenhaS, o aplicativo desenvolvido pelo Instituto AzMina com o intuito de informar, proteger e acolher mulheres que enfrentam situações de violência. Desde de 8 de março, esta nova função estará disponível gratuitamente. Para acessá-la ou atualizar o aplicativo, basta dirigir-se às lojas virtuais Play Store e Apple Store.

Um Guia Personalizado para a Segurança da Mulher

Criado com base no diálogo com mulheres de diversas regiões do Brasil e de diferentes origens sociais, étnicas, religiosas e faixas etárias, o Manual de Fuga aborda todas as formas de violência contempladas pela Lei Maria da Penha (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial). Nesta fase inicial, a ferramenta automatizada oferece 130 instruções para auxiliar mulheres em situação de violência doméstica a traçar uma rota de fuga.

Para facilitar a utilização, o conteúdo está organizado em cinco categorias – Itens essenciais, Segurança pessoal, Patrimônio e renda, Crianças, adolescentes e dependentes, e Etapas para fuga (+ transporte). As orientações são personalizadas de acordo com o contexto e as necessidades da usuária. Desde a solicitação de ajuda policial até a coleta de evidências jurídicas, requerimento de medidas protetivas e busca por serviços de apoio público para mulheres, o manual aborda desde questões práticas, como mudança de residência e organização de documentos e contatos, até estratégias para lidar com discussões ou ameaças de agressão.

Esta nova funcionalidade do aplicativo reforça os esforços do Instituto AzMina, que desde 2015 está engajado no combate à crescente violência de gênero no Brasil. Segundo a última Pesquisa Nacional sobre Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em colaboração com o Observatório da Mulher contra a Violência, três em cada dez mulheres brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.

Como Utilizar o Manual de Fuga:

  1. Baixe o aplicativo PenhaS nas lojas para Android e Iphone (IOS) e faça o seu cadastro.
  2. Acesse o Menu e clique na opção Manual de Fuga.
  3. Preencha todas as informações solicitadas durante as interações e aguarde as recomendações.

O Aplicativo PenhaS: Uma Ferramenta Integral no Combate à Violência Doméstica

Informar, acolher, criar redes de proteção e agir. Esses são os pilares fundamentais do aplicativo PenhaS, que parte do princípio de que o acesso à informação é crucial na luta contra a violência doméstica. O aplicativo oferece uma série de recursos divididos em três principais áreas: Informação, incluindo um mapa de pontos de apoio, localização de delegacias especializadas e centros de referência, como a Casa da Mulher Brasileira; Pedido de ajuda, com discagem direta para a polícia e o Botão de Pânico; e Acolhimento, com um feed de interação entre as usuárias e um chat privado.

Lançado em 2019, o aplicativo PenhaS tem sido constantemente aprimorado com base no feedback e na experiência das usuárias. Atualmente, conta com quase 14 mil usuárias, muitas das quais relataram que o aplicativo as ajudou a compreender os riscos que enfrentavam e a dar o primeiro passo em direção à saída de situações de violência.

O Manual de Fuga é uma realização do Instituto AzMina, com financiamento do Numun Fund, e parceria de desenvolvimento tecnológico do AppCívico. Com essa ferramenta, o PenhaS reforça seu compromisso de ser um aliado vital na proteção e no apoio às mulheres em situação de violência doméstica.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com