Naheulbeuk’s Dungeon Master desenvolvido pela Artefacts Studio em parceria com Dear Villagers, lançado em 15 de novembro, é uma experiência envolvente que combina o gerenciamento de equipes com a emoção de comandar uma masmorra em turnos. A estética única do jogo, com a masmorra situada em um imponente castelo, cria um ambiente encantador, proporcionando aos jogadores uma imersão única.
Mais do que um simples simulador, o jogo destaca-se como um gestor de aventuras, oferecendo uma campanha original e envolvente que se desenrola ao longo de horas. Repleta de sátira, a história é suportada por um simulador de gerenciamento de masmorras com uma abordagem simplificada.
Basicamente em Naheulbeuk’s Dungeon Master, você assume o papel do meio gobelin mordomo Reivax, contratado pelo feiticeiro Zangdar para a reconstrução, gestão e defesa de uma masmorra à beira da falência. Diante da iminente ruína e sob a vigilância do Dungeons Fund, sua missão é revitalizar a masmorra, reequilibrar as finanças, restaurar a reputação, recrutar funcionários e atrair aventureiros.
O jogo desafia você a construir e manter uma masmorra funcional, tratando-a como um negócio lucrativo. Você supervisionará a produção de recursos, administrará uma taverna movimentada e enfrentará a invasão de aventureiros por meio de guardas e armadilhas estratégicas. Ao recrutar e gerenciar lacaios de diversas profissões e origens, você deve atender às suas necessidades para mantê-los satisfeitos e evitar possíveis ataques.
Em um ambiente competitivo, outras masmorras buscam a supremacia. Você pode enviar seus lacaios em ataques para coletar tesouros valiosos das masmorras rivais, adicionando uma camada estratégica ao desafio global do jogo.
Personagens Diversificados para Estratégias Únicas
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Com uma diversidade de personagens, Naheulbeuk’s Dungeon Master abrange chefs, carrascos, necromantes, sacerdotes, entre outros e cada personagem possui habilidades únicas relacionadas à sua raça, que pode ser humana, orc, elfo, drow, anão, bárbaro ou vampiro. Essa variedade aprofunda a estratégia do jogo e enriquece a experiência com as características únicas e necessidades de cada personagem.
Construindo Salas, Criando Histórias, Desbloqueando Desafios
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A construção das salas oferece um leque de opções, proporcionando a liberdade para criar tavernas, cozinhas, cantinas, postos de guarda, dormitórios, escritórios de contratação, entre outros. Ao estabelecer salas para diversas funções dentro do castelo, o jogador supre as necessidades básicas de seus subordinados. À medida que esses colaboradores desempenham suas funções, ascendem em posições e tornam-se mais exigentes, demonstrando preferência por ambientes de alta qualidade conforme adquirem experiência. Aprimorar a qualidade das salas envolve a incorporação de elementos decorativos, elevando a reputação da masmorra e desbloqueando novos andares com adversários maiores e mais lucrativos. A decoração torna-se crucial, pois cada sala é avaliada no sistema de reputação em estrelas, incentivando uma gestão focada nas expectativas e no bem-estar da equipe diversificada.
Gerenciando a Masmorra: Uma Experiência Completa
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A masmorra em Naheulbeuk’s Dungeon Master não é apenas um local sombrio; ela também possui uma taberna, aberta a todos, o que ajuda a manter os cofres cheios. Gerenciar essa taberna torna-se crucial ao mesmo tempo em que você cuida das necessidades de sua equipe.
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Além da possibilidade de construir quartos, cantina, sala de guarda, sala de descanso e melhorar a taverna para atrair mais clientela, ainda pode desbloquear armadilhas estratégicas. A variedade de opções de construção permite uma gestão abrangente da masmorra, atendendo tanto às necessidades práticas quanto ao entretenimento dos habitantes.
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Na fase inicial, os quartos são muito simples, com peças básicas de mobiliário e alguns itens de decoração. As opções bloqueadas apontam para uma seleção muito mais ampla disponível e a evolução gradual dos quartos oferece um incentivo constante para melhorar e expandir, mantendo os jogadores envolvidos.
Desbloqueando o Potencial: Sistema de Alerta e Armadilhas
Com Naheulbeuk’s Dungeon Master, o gerenciamento vai além das batalhas e exploração, além de construir uma masmorra que atende às necessidades de sua equipe e atraia a clientela certa para a taberna, e possível desbloquear o potencial total da masmorra, desde quartos simples até armadilhas engenhosas, para uma experiência completa e envolvente.
Formas de Exploração: Campanha e Sandbox
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O jogo nos convida a imergir em seu universo por meio de uma campanha imersiva, enquanto também proporciona a liberdade de explorar criativamente no modo sandbox. Ambas as opções oferecem experiências distintas e complementares aos jogadores.
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No modo de campanha, cada invasão de aventureiros na masmorra resulta em um formulário a ser carimbado e assinado pelo mestre da masmorra beligerante, Zangdar. Assumindo o papel do Mestre da Masmorra, somos desafiados a construir e gerenciar a masmorra mais formidável de Fangh. Desde a construção até a recuperação de recursos, o jogo testa habilidades estratégicas e de gerenciamento, envolvendo os jogadores na narrativa e no mundo do jogo.
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Seja no modo sandbox ou na campanha, o equilíbrio das coisas significa que não há muito desafio para um designer de masmorras aqui. Os recursos são entregues rapidamente, com acesso a novos andares, permitindo uma experiência envolvente e sem obstáculos.
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À medida que desvenda cada andar da fortaleza, eleva-se a reputação. Apesar dos custos de manutenção, atrai-se seguidores leais e surpresas diabólicas. As incursões e defesas contra ataques intensificam a ação e o desafio, mantendo o jogador sempre alerta.
No modo sandibox os jogadores podem se libertar das restrições narrativas, concentrando-se exclusivamente na construção e gerenciamento, experimentando diferentes configurações e testando estratégias sem a pressão dos objetivos da campanha. Este modo é ideal para aqueles que buscam uma experiência mais relaxante e personalizável.
Com Naheulbeuk’s Dungeon Master, o jogador embarca em uma jornada divertida, desafiadora e repleta de surpresas. Desde o ranking do “Tripe Adviser” até o modo livre de personalização, cada aspecto do jogo é projetado para que os jogadores sintam-se em uma experiência única e envolvente.
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Conclusão
No que diz respeito aos aspectos visuais e sonoros, o jogo adota uma abordagem modesta, mas eficiente. Os elementos gráficos e sonoros, embora simples, proporcionam um ambiente apropriado que não apenas preserva, mas contribui para a imersão no jogo. Essa escolha direciona o foco para a estratégia e o gerenciamento, pilares essenciais da experiência, mantendo a jornada do jogador única e cativante.
Destaca-se o menu de contabilidade, que exibe gráficos detalhados sobre os lucros e perdas da masmorra. No entanto, a simulação econômica do jogo é tão esparça que, embora os gráficos e relatórios estejam presentes, carecem de uma função prática útil.
Como mencionado anteriormente, apesar de sua modéstia em alguns aspectos, o jogo atende às expectativas, oferecendo uma jogabilidade equilibrada e envolvente. Embora algumas missões exijam paciência, a constante expansão de novos espaços, unidades e áreas de incursão garante uma experiência satisfatória.
Disponível atualmente no PC através de plataformas como Steam, GOG e EGS. As versões para consoles PlayStation e Xbox estão programadas para o próximo ano, e é possível adicioná-lo à lista de desejos nestas plataformas.