AgroTips:  aplicativo auxilia pequenos produtores rurais na gestão de suas propriedades

Estudantes e Professores Universitários Criam AgroTips, App Inovador para Apoiar Agricultores Locais na Gestão de Suas Plantações

Um grupo de alunos e professores do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Facens, em colaboração com o Laboratório de Inovação, Games e Apps (LIGA) da instituição e o Arranjo Produtivo Local (APL) AgroTech Sorocaba, uniu esforços para desenvolver o aplicativo AgroTips. Esse inovador aplicativo tem como principal objetivo oferecer suporte aos pequenos agricultores na gestão eficiente de suas propriedades rurais. Através de vídeos e tutoriais interativos, o aplicativo fornece demonstrações e sugestões que auxiliam os agricultores em tomadas de decisão relacionadas a questões como amostragem e adubação, uso consciente da água, controle de pragas e doenças, preservação do solo e gestão agrícola.

A coordenadora do curso, Carla Voltarelli, enfatiza que vários professores de disciplinas distintas colaboraram no desenvolvimento deste projeto. O foco está em atender as necessidades dos agricultores da região de Sorocaba, bem como das cidades vizinhas. “Todos os aspectos do aplicativo foram pensados de forma colaborativa. Os alunos desempenharam um papel fundamental, desde a produção de conteúdo até a participação ativa nas gravações de vídeos. Nosso principal objetivo sempre foi atender às demandas dos pequenos agricultores, considerando as necessidades identificadas em nossas conversas com o Arranjo Produtivo Local (APL) AgroTech Sorocaba, localizado no Parque Tecnológico da cidade”, acrescenta a professora. Além disso, ela destaca que o aplicativo já passou por testes com cerca de 700 agricultores, o que demonstra sua eficácia.

Carla também observa que, embora o agronegócio brasileiro seja uma força significativa no cenário global, as pequenas propriedades familiares muitas vezes carecem de apoio adequado. Essa falta de assistência pode impactar negativamente na tomada de decisões, resultando em custos mais elevados e menor produtividade. No entanto, com o crescente uso de smartphones no campo e a expansão do acesso à internet em áreas remotas, abre-se uma oportunidade importante para disponibilizar informações valiosas aos agricultores.

O AgroTips surge como uma solução para resolver esses desafios, permitindo que os trabalhadores rurais otimizem o uso de recursos e adotem práticas agrícolas atualizadas, visando ao aumento da eficiência e da produtividade em suas lavouras.

Para download do app: Google Store Apple Store

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com