VIU: app de segurança para as pessoas do Rio de Janeiro

Saiba como funciona o aplicativo VIU. Utilizando tecnologia, usuários podem transmitir em tempo real ocorrências de perigo no Rio de Janeiro

Inspirada em modelos similares no mundo que possibilitam transmissões ao vivo de ocorrências policiais, roubos, incêndios e acidentes, o VIU é um aplicativo de segurança que permite monitorar os eventos perigosos no Rio de Janeiro.

Reunimos cinco curiosidades sobre o aplicativo para você entender como funciona e como utilizá-lo:

Onde a VIU funciona?

A VIU está ativa no estado do Rio de Janeiro. As cidades que possuem o acompanhamento são: Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Niterói, Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti, e o usuário pode navegar por entre os bairros individuais e deixá-los selecionados para receber alertas de segurança caso façam parte do trajeto diário.

Como enviar as denúncias?

Na página inicial da plataforma, o usuário ao clicar no ícone “+” pode selecionar a opção “transmissão ao vivo”, e três segundos depois a gravação se inicia. Ou há ainda a possibilidade de enviar a notícia via WhatsApp e, com todas as informações, a curadoria analisa se é uma ocorrência real ou não.

Como é feita a curadoria das ocorrências?

A partir do momento em que o aplicativo recebe uma informação, a equipe de moderadores começa a verificar a ocorrência com moradores próximos ao local ou pessoas do time espalhadas pela cidade. Caso o evento seja real e esteja sendo transmitido ao vivo, a moderação aprova e a transmissão fica visível para todos no aplicativo.

Em vez disso, se a denúncia for feita por meio do WhatsApp, a curadoria demora um pouco mais para aprovar, pois devem verificar toda a veracidade dos conteúdos multimídia recebidos.

Como os usuários podem ver o que está acontecendo?

É possível ver, por meio de pontos laranjas no mapa, onde está concentrada a maior parte das situações de risco. O aplicativo funciona como um “Google Maps” e o usuário pode movimentar as regiões com os dedos e clicar nos eventos. Além disso, existe uma lista onde é possível visualizar os incidentes ocorridos na cidade, e para acessá-la, só é preciso arrastar para cima a aba na parte inferior da página inicial do aplicativo. Outra forma do usuário ser notificado de situações não apenas ao seu redor é através da seleção dos locais de interesse por todo o Rio, que ficam disponíveis na seção do perfil, por exemplo: um caso bastante comum, pessoas que trabalham em locais distantes da moradia, assim podem sair de casa sabendo do que acontece no seu local de destino.

Quem criou a VIU?

Criada em 2020 pelo americano Jason Sprenger, a plataforma só veio a público em outubro de 2021, após várias fases de teste. Morando no Rio de Janeiro há dois anos, a ideia do fundador veio depois de sua sogra sofrer um arrastão.

Com isso, a expectativa é de o app prover informação geolocalizada e relevante às pessoas sobre as ocorrências ao redor e também contribuir diretamente nas tomadas de decisão dos órgãos públicos, além de permitir que policiais, bombeiros e socorristas compareçam ao local para ajudar possíveis vítimas.

Atualmente, a plataforma está disponível apenas para usuários do sistema Android, mas dentro dos próximos meses também deve ser disponibilizada para o iOS.

Para iOS BAIXE AQUI
Para Andoid BAIXE AQUI

Sobre a VIU
A VIU é uma plataforma de compartilhamento de informações de segurança, que tem como objetivo contribuir com a segurança pública, informando em tempo real as regiões que oferecem perigo. Criada em 2020 pelo norte Americano Jason Sprenger, a VIU está disponível para usuários de smartphones Android e residentes no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com