3 Gadgets que Podem Comprometer a Segurança

Explorando a Versatilidade dos Gadgets para Fins Maliciosos. Alerta da ESET: Dispositivos que Podem Comprometer a Segurança

O cenário dos gadgets hackers é vasto e diversificado, porém, alguns desses dispositivos podem representar mais do que simples inconvenientes se utilizados de forma imprópria.

O uso de dispositivos desconhecidos no ambiente corporativo muitas vezes apresenta desafios na aplicação dos conceitos de proteção, especialmente quando os riscos associados não são devidamente avaliados. A ESET, líder em detecção proativa de ameaças, destaca alguns exemplos de gadgets que qualquer pessoa pode adquirir para fins específicos.

Os 3 gadgets que podem colocar em risco a segurança se não forem utilizados adequadamente:

Ducky e Bunny: Versatilidade com Potencial Danoso

O Rubber Ducky, um dos pioneiros nessa categoria, tem a capacidade de emular um dispositivo de interface humana (HID), como um teclado, a fim de que o sistema o reconheça como confiável e aceite suas interações. Embora tenha sido desenvolvido para auxiliar em testes de invasão e automação de tarefas, pode ser explorado de maneira maliciosa.

O Bash Bunny, evolução do Rubber Ducky, mantém a característica de ser reconhecido como um dispositivo confiável pelo sistema, mas com a capacidade adicional de carregar ataques pré-configurados e acessar o modo de administração. Além disso, permite a exfiltração de dados diretamente para sua memória interna, agilizando diversos tipos de ataques.

O.MG: Disfarce e Funcionalidade Maliciosa

Visualmente semelhantes a cabos de carregamento de smartphones, os cabos O.MG são altamente versáteis em ambientes comprometidos. Sua capacidade de gerenciamento remoto por meio de um site possibilita a execução de scripts e até mesmo atuação como keylogger quando inseridos na comunicação do teclado.

Flipper Zero: Multifuncionalidade com Riscos Associados

Este dispositivo, viral na comunidade de segurança, oferece várias ferramentas em um único equipamento, incluindo interação com comunicações sem fio e conexão USB. Embora seu propósito seja o desenvolvimento e aprimoramento de recursos, sua versatilidade também o torna suscetível a usos maliciosos.

Consideração adicional: Cartões de Rede Wi-Fi como Ferramentas de Invasão

Cartões de rede Wi-Fi, como os conhecidos modelos Alfa, são amplamente utilizados em testes de penetração devido à sua capacidade de mudar o modo de funcionamento, permitindo interações maliciosas em redes Wi-Fi, inclusive as ocultas. No entanto, seu uso inadequado pode resultar em ataques como Rogue AP e Evil Twin.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com