Ontem (15/11) ocorreu o evento de final de ano, 100% digital, da Western Digital em que um grupo de parceiros que trabalham com veículo de comunicação foi convidado para saber mais sobre as marcas da empresa, recordar os principais lançamentos de 2020 e as últimas novidades.
O evento contou com a presença de vários colaboradores da Western Digital no Brasil, como Alexandre Jannoni (Country Manager), João Almeida (Senior Sales Manager), João van Dinteren (Senior Principal Engineer), Suzan Lam (Senior Product Marketing Manager/Americas), Priscila Aiello (Channel Marketing Manager Brasil), Lais Libanore (Social & Digital Manager Latam), Juliana Aristizabal (Sr. Marketing Manager Latam) e Juliana Prando (assessoria de imprensa da Western Digital no Brasil)
No início foi apresentado um vídeo mostrando o DNA da Western Digital, ou seja, a diferença das marcas Western Digital que, com o passar dos anos, deixou de ser uma marca apenas corporativa e passou a ser também marca de HDs e SSDs internos. Uma empresa em constante evolução.
Alguns dados interessantes que foram apresentados:
- de 13.500 patentes mundiais
- Líder em fabricação/R&D com Flash NAND,
- 3D NAND com 112 camadas,
- Controladoras NVMe,
- Até 15,36TB SSD de nível empresarial,
- Hélio 6ª geração/+ de 65M unidades,
- Shingled Recording líder da indústria/até 20TB,
- EAMR Energy Assisted
- TSA Triple Stage Actuator
- 4ª empresa no Ranking de Inovação no Mundo
WD Color Drivers
O vídeo passou brevemente pela linha de HDs Western Digital, que são vendidos em 6 linhas, cada uma identificada por uma cor:
- WD Green – são os drivers de estado sólido mais básicos da Western Digital, ideais para o dia-a-dia.
- WD Blue – unidade de armazenamento SSD direcionada para criação e design, e para criação de conteúdo.
- WD_Black – são os drives direcionados para o profissionais que utilizam workstation, o público que trabalha com softwares gráficos (engenheiros, arquitetos, designers) e em especial os gamers.
- WD Red – desenvolvido para uso em NAS (Network Attached Storage) e para servidores; ideal para backup e compratilhamento.
- WD Purple – voltado para segurança; projetado para funcionar 24 horas pode dia sem interrupção, com tecnologia AllFrame, permite a gravação de vídeos evitando erro de gravação devido a alta velocidade de escrita; atua auxiliando na vigilância em conjunto com aparelhos de monitoramento, como câmeras e DVRs. Captura e analiza (smart video)
- WD Gold – criados para utilização em servidores de data centers, armazenam e maximizam, apresentando desempenho e confiabilidade impecáveis.
My Passport SSD e My Passport WD Drive Western Digital
Também foi apresentado o My Passport SSD, com capacidade de armazenamento portátil, velocidade de leitura de até 1.050 MB/s e velocidade de gravação de até 1.000 MB/s; criptografia de hardware AES de 256bits e protegido por senha, resistente a quedas até 1,98m. Possibilita fazer backup do conteúdo sem complicação e com segurança. Compatível com USB 3.2 Gen-2 e USB-C. Compatível com PC e Mac.
Já o My Passport WD Drive tem capacidade até 5 TB. É pequeno, cabe na palma da mão medindo apenas 815 mm x 110 mm. Equipado com software de backup automático, proteção por senha + criptografia de hardware AES de 256 bits. Conta com garantia limitada de 3 anos.
SanDisk – SSDs e cartões de memórias:
- SanDisk Extreme SSD portátil
- SanDisk Ultra Dual Drive Go USB Tipo-C
- SanDisk Ultra Dual Drive USB Tipo-C
- iXpand Mini Flash Drive
- SanDisk Ultra Shift
- SanDisk Extreme PRO microSD card
- SanDisk Extreme microSD card
- SanDisk Extreme PRO SDHC/SDXC UHS-I Cards
- SanDisk Extreme SDHC/SDXC UHS-I Cards
WD_BLACK – marca gamer da Western Digital
- WD_BLACK P10 Game Drive: armazenamento de alto desempenho, especial para jogos.
- WD_BLACK P50 Game Drive SSD: armazenamento de alto desempenho, especial para jogos.
- SSD WD_BLACK SN850 NVMe
- SSD WD_BLACK AN1500 NVMe AIC
Mercado de SSD antes e durante a pandemia
O mercado de SSD já era forte nas vendas online antes da pandemia e aumentou durante esse período, devido a város fatores, como preço, performance, conhecimento do consumidor sobre o que é o SSD e os benefícios que traz.
Alexandre Jannoni, Country Manager da Western Digital, falou sobre o impacto da pandemia no mercado de SSD, sobre como a oferta de notebooks com SSD tem aumentado muito por parte das empresas como Dell e Lenovo, e que em 2021 provavelmente 100% dos novos notebooks Dell serão com SSD e estarão no mercado. 70% dos novos notebooks virão com SSD.
SSD x HD
Segundo Alexandre o mercado de HD continua muito forte, ainda tem algumas aplicações e finalidades que se comporta muito melhor que a memória flash, principalmente nos data centers, soluções que necessitam de memória muito grande, onde você pode usar soluções hibrídas, usa tanto HD quanto SSD na mesma solução, o HD faz mais função de armazenamento, quantidade de armazenamento e o SSD a finalidade de fazer o cache, buscar e trazer informação, dar acesso, fazer o trânsito entre as memórias.
João van Dinteren, Sr. Principal Engineer na Western Digital, falou sobre o HD de grande capacidade está sendo realocado ao nicho para a parte de storage. A WD tem a linha de grande capacidade exatamente por causa do crescimento diário da quantidade de armazenamento necessário requisitado no mundo todo.
HD para Cold Storage ou mesmo Near Performance seriam os HDs de performance que fazem interface entre os SSDs enterprise e os HDs propriamente, em dois nichos basicamente, dando suporte aos SSDs de alta performance e para armazenamento de longa retenção.
Já Alexandre Jannoni, Country Manager da empresa, finalizou informando que as expectativas para 2021 seguem muito boas, especialmente em cima do portfólio de produtos no Brasil e na América Latina, fazendo com que a presença no mercado seja cada vez maior.