RD Summit 2019 – acessibilidade da internet no Brasil

Estudo mostra que 99% dos sites apresentam barreiras para pessoas com deficiência. Simone Freire, do Movimento Web para Todos, fala sobre o papel do Marketing Digital para uma internet acessível


Cerca de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE. Apesar de representarem praticamente um quarto da população, um percentual mínimo das páginas da web em português é acessível a esse público. Em uma ação conjunta com a BigData Corp, o Movimento Web para todos avaliou a experiência de navegação na web para pessoas com deficiência no País. Descobriu que, dos 14 milhões de sites brasileiros ativos, menos de 1% passou nos testes de acessibilidade. No caso dos sites governamentais, o percentual cai para 0,34%.

O estudo será o tema central da palestra de Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, durante o RD Summit 2019. O evento, que acontece em Florianópolis entre os dias 6 e 8 de novembro, reunirá mais de 12 mil profissionais – boa parte deles justamente da área que mais pode ajudar a reverter este cenário. “Isso acontece, principalmente, porque quem trabalha com Marketing Digital (conteudistas, designers e desenvolvedores) não considera essa grande parcela da população como persona em seus projetos”, afirma.

O levantamento baseou-se em testes em vários elementos das páginas web para verificar algumas das barreiras de navegação para pessoas com deficiência. Foram contempladas, ainda, questões técnicas, como problemas nos formulários, links, imagens apresentadas e nos frames, como vídeos do YouTube em páginas. Simone lembra que o resultado reflete o ciclo de invisibilidade de décadas da população que possui algum tipo de deficiência – e que não se sustenta mais. Essas pessoas querem e têm o direito – como qualquer outro cidadão – de se informar, se relacionar, se divertir e comprar online.

A tarefa não é simples dada a complexidade e diferenças dos tipos de deficiência. Há pessoas com mobilidade reduzida, deficiências físicas severas, surdez ou baixa audição, cegueira, baixa visão ou daltonismo, deficiências intelectuais – cognitivas e múltiplas, para citar algumas. Mas, segundo Simone, o investimento vale não apenas por ser um fator de inclusão e melhora na qualidade de vida dessas pessoas. Há um potencial mercado consumidor, com demandas e necessidades latentes, que usam predominantemente a internet para buscar por produtos e serviços.

Um exemplo de público desassistido são os deficientes visuais. Apesar de serem mais de 6,5 milhões de pessoas no Brasil hoje, apenas 5% das páginas na web brasileira são preparadas para serem acessadas por pessoas com este tipo de deficiência.

As ferramentas usadas para navegar na internet podem variar em sofisticação. Mas é importante saber que cada uma delas pode ser aplicada em conteúdos variados. Para cegos, por exemplo, é necessária a narração de conteúdo textual e imagético. Pessoas com audição reduzida ou surdas devem dispor de um leitor de libras humano ou produzido por inteligência artificial. No caso de pessoas com limitações motoras severas, como tetraplégicos, deve haver uma forma de navegar usando o movimento dos olhos ou cabeça.

A palestra “Como tornar sua marca respeitada e visível no mundo digital para mais 45 milhões de brasileiros?” ocorre no dia 8, sexta-feira, às 15h35. Simone também será uma das entrevistadas na cobertura ao vivo e gratuita do RD Summit 2019 que ocorrerá ao longo dos três dias de evento. Para assistir, basta se inscrever neste link.

O RD Summit 2019, aliás, também foi pensado para atender às necessidades de pessoas com deficiência, gestantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Banheiros adaptados, fraldários e salas de amamentação estarão disponíveis para uso ao longo dos três dias de evento. Uma equipe de atendimento exclusivo estará a postos para auxiliar pessoas com deficiência, que também terão preferência em todas as filas do RD Summit 2019. A presença de uma equipe de intérpretes de Libras será integral nas palestras do evento.

Serviço
6, 7 e 8 de novembro
Centro de Convenções CentroSul – Centro – Florianópolis/SC
Ingressos a partir de R$ 849,00
Mais informações: rdsummit.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com