MobiFácil – aplicativo de transporte para pessoas com mobilidade reduzida

.Apps/Softwares

Brasil ganha solução de transporte para pessoas com deficiência

Com a facilidade dos aplicativos, empresa de serviços e tecnologia lança solução para passageiros com mobilidade reduzida. Iniciativa é da Sentran, no mercado há 22 anos

Anúncios

O transporte de pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes, cegos, pacientes de hemodiálise e autistas, sempre foi um desafio para as prefeituras e concessionárias no Brasil. Estamos falando de pessoas que, por algumas razões de saúde, não conseguem sequer usufruir de ônibus adaptados.

Diante deste cenário, uma empresa especializada do interior de São Paulo quebrou paradigmas ofertando uma solução inédita de prestar o serviço por meio de aplicativo. A Sentran, sediada em São José dos Campos, é uma empresa integradora de soluções tecnológicas voltadas à mobilidade urbana,  tem 22 anos de mercado e foi a vencedora de certame público para atender à demanda da cidade.

A Solução Mobifácil envolve um  aplicativo que  é customizável, visando atender especificidades de cada cidade ou concessionária.

Em São José dos Campos, o serviço reduziu em 95% a fila de espera e em 35% o custo por pessoa, na comparação com o sistema anterior de vans adaptadas. A iniciativa diminuiu também a necessidade de veículos adaptados. Hoje, já são 250 motoristas contratados pela Sentran, atendendo a 330 beneficiários cadastrados pela prefeitura local.

A solução MobiFácil permite que o usuário, através do aplicativo, do site ou ainda pela central 156 da própria prefeitura, faça chamadas imediatas ou agende viagens. O aplicativo pode ser utilizado somente por pessoas autorizadas pela prefeitura e de acordo com parâmetros definidos por ela – em São José dos Campos existe a opção de veículo convencional ou adaptado.  

A Sentran faz a seleção e a capacitação dos motoristas, além da gestão em tempo real dos veículos e rotas, garantindo padrão de segurança e cumprimento de horários com os usuários. Qualquer problema no trajeto ou atraso é prontamente informado pelo sistema, acionando a central para as devidas providências. A empresa monitora também a satisfação dos passageiros, através de um sistema de avaliação no próprio aplicativo.

Com o MobiFácil, o município faz o acompanhamento online das viagens em andamento, daquelas já realizadas e das agendadas, por passageiro, por motorista, por veículo, por origem e destino, com apoio de gráficos e inúmeras planilhas gerenciais. 

O novo jeito de se transportar pessoas portadoras de mobilidade reduzida  garante agilidade, conforto, economia e dignidade esse universo de pessoas. Em julho deste ano, o serviço foi reconhecido  no Prêmio Inovacidade do Instituto Smart Business America.

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.