Volkswagen adquiriu duas impressoras 3D Stratasys J850 para aprimorar o design automotivo. A introdução da única tecnologia de impressão 3D colorida e multimaterial do mundo ajudará a impulsionar a inovação no design de novos veículos para seus clientes
Volkswagen , uma das empresas mais icônicas da história e a maior fabricante de automóveis da atualidade, investiu na tecnologia de impressão 3D da Stratasys, única no mundo capaz de realizar a impressão colorida e multimaterial, para aprimorar suas capacidades de prototipagem e abrir novas oportunidades dentro do design automotivo.
Após a instalação de duas impressoras 3D Stratasys J850 , baseadas na tecnologia PolyJet, o Volkswagen Pre-Series-Center, centro de tecnologia e desenvolvimento da empresa, está imprimindo em 3D uma ampla gama de protótipos ultra-realistas para aplicações internas e externas, e que estão ajudando a companhia a impulsionar ainda mais a inovação nos novos projetos de veículos.
A Volkswagen tem mais de 25 anos de experiência em impressão 3D para inovar o design e a produção de veículos para seus clientes. De acordo com a empresa, este novo investimento permite que a equipe de design atenda aos rigorosos requisitos de qualidade da Volkswagen, com a capacidade de criar protótipos multimateriais complexos que refletem as peças finais de produção com até 99% de precisão. Este nível de realismo permitirá que a equipe aprimore o design geral e teste melhor as peças.
A impressora J850 da Stratasys oferece à Volkswagen a capacidade única de produzir protótipos coloridos em até sete materiais diferentes, que variam em rigidez, flexibilidade, opacidade e transparência – tudo em uma única impressão. Isso economiza tempo e reduz significativamente os custos em relação aos processos tradicionais de design de várias etapas, como montagem de peças e pintura.
Para o interior dos veículos, a equipe do Volkswagen Pre-Series-Center também está imprimindo peças em 3D com diferentes superfícies texturizadas – de tecidos e couro, até madeira. Além disso, o uso de um material transparente avançado chamado VeroUltraClear permite à equipe simular a clareza do vidro.
A capacidade de reproduzir características do veículo com modelos reais dá aos designers a liberdade criativa para testar e aperfeiçoar novos designs de forma rápida e econômica.