Apostar na motivação dos jogadores é a chave para o engajamento

Por Renata Altemari, Leading Direct da Liftoff na América Latina

De acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB), 74,5% dos brasileiros possuem o costume de jogar jogos eletrônicos e além disso, 48,3% utilizam o smartphone como dispositivo para esta prática. Assim, o mercado de aplicativos de games vêm se expandindo cada vez mais e, consequentemente, oferece grandes oportunidades para serem exploradas por quem trabalha neste segmento. 

Porém, por mais que exista um grande cenário para prospectar novos usuários em games, todo este potencial não está sendo aproveitado. Este é um fato que me chamou a atenção no último Índice de Criativos Mobile, relatório anual divulgado pela Liftoff, ao mostrar que a porcentagem de criativos de anúncio de algumas categorias de jogos que realmente alcançam a real motivação dos jogadores, ou seja, que trabalham os aspectos que incentivam a vontade de jogar e, consequentemente, atingem novos públicos ainda é muito baixa. 

Nos jogos casuais apenas 4% dos anúncios conseguem impactar o usuário ao refletir o potencial de motivação que ele busca, como por exemplo, atingir marcos ao subir de nível. Enquanto para jogos mid-core, que envolvem uma complexidade mediana na sua jogabilidade, só 1% alcançou a meta. Ou seja, 99% dos criativos estão perdendo a oportunidade de engajar seu público. 

Em paralelo, a jogabilidade ainda é considerada um fator de grande importância quando se trata da veiculação destes anúncios. Por isso, os criativos que envolvem uma pequena amostra do jogo têm um grande potencial para atingir os usuários. Mas por que apenas utilizar este tipo de recurso não está sendo o suficiente para realmente impactar o seu público-alvo? 

Ao olhar com mais cuidado para essas informações, entendemos que engajar os usuários e reter sua atenção por meio de anúncios pode não ser uma tarefa tão fácil. Porém, saber utilizar as estratégias certas faz toda a diferença para atingir objetivos e o que mais admiro no Growth Marketing é que está tudo bem se não der certo na primeira, você pode testar novamente e trabalhar com os dados de diversas formas até atingir a sua meta. 

Para conseguir desenvolver isso, é necessário entender de fato a sua persona. E quando se trata de jogos, mesmo olhando para um único segmento, posso te afirmar que ela não é única. 

Explicando mais a fundo este cenário, é interessante primeiramente conhecer quais são as principais motivações criativas que envolvem o público de games, ou seja, o que realmente faz a pessoa ter interesse em jogar exatamente aquele jogo. Em resumo, elas podem ser destacadas em alguns aspectos como: Empolgação e adrenalinaRaciocínio e resoluçãoPersonalização e decoração; e Atingir marcos. 

Para cada uma dessas motivações, existe uma especificidade de gostos e metas que cada jogador busca atingir. Seja se divertir, executar táticas, avançar níveis, melhorar seu desempenho e assim por diante. Por isso, os anúncios precisam andar em conformidade com estes tipos de interesses existentes para melhorar a performance de marketing dos apps. 

É necessário conhecer seu público, entender suas dores, o que ele deseja alcançar quando escolhe abrir um jogo e acredito que, principalmente, é preciso não ter medo de arriscar e fazer testes até obter o resultado desejado. Afinal, isto é o que colocará em prática toda a estratégia que você personalizou para a sua meta. 

Assim, é necessário usar como ponto de partida a mentalidade de cada tipo de jogador e isso resultará em estratégias criativas completamente diferentes para cada tipo de anúncio de jogo. Para isso, é preciso estudar a fundo os hábitos dos jogadores e utilizar ferramentas que possam te ajudar a chegar nesse objetivo de engajamento, como empresas e plataformas de Growth Marketing costumam operar, ao auxiliar na mensuração e análises de dados que sejam realmente relevantes e possam identificar o caminho que você deve seguir. 

Estudar e entender de fato o público-alvo é algo que não será apenas um diferencial, mas sim, uma maneira de otimizar e criar campanhas eficazes que realmente busquem atingir o público certo para gerar novos usuários. Com base em experiências e metas que eles realmente busquem para consequentemente o seu aplicativo também conseguir atingir a meta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com