Pacote visual M Sport exclusivo para o Brasil traz mais exclusividade. Modelo tem motor 2.0 turbo ActiveFlex de 192 cv e amplo torque. Suspensão preparada pela M Sport garante ainda mais dinâmica de direção. O carro chega tem três opções de cores e três tons de revestimento. O SAV será produzido na fábrica do BMW Group de Araquari, Santa Catarina
O BMW X1 M Sport chega ao mercado brasileiro com uma união de design esportivo e Puro Prazer de Dirigir. A nova versão do modelo produzido na fábrica do BMW Group de Araquari, Santa Catarina, é exclusiva do Brasil e foi lançada originalmente na edição especial que comemora os 25 anos de atuação do BMW Group no Brasil, uma tiragem de 72 unidades vendidas em apenas uma semana. Não é por acaso que o BMW X1 M Sport agora se tornou uma versão de produção regular. O SAV (Sport Activity Vehicle), que tem previsão de chegada na Rede de Concessionárias em novembro deste ano, começa a ser vendido este mês e tem preço de pré-venda de R$ 309.950,00.
“Ter uma fábrica nos permite focar nas necessidades e gostos do cliente nacional e assim surgiu este modelo exclusivo para o mercado nacional”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial do BMW Group Brasil.
Essa nova versão M Sport dá um toque especial de esportividade ao BMW X1. A frente exibe o para-choque dianteiro esportivo com tomadas de ar recortadas pelos faróis de neblina de led. As saias laterais aerodinâmicas são totalmente integradas à carroceria, o que valoriza a silhueta do SAV. O para-choque traseiro também tem desenho exclusivo mais prolongado para acomodar as saídas duplas de escapamento. Os faróis dianteiros, traseiros e lanternas “full led” contam com estruturas escurecidas para combinar com o conjunto aerodinâmico. As belíssimas rodas de liga leve Y Spoke calçam pneus run-flat 225/45 R19 e são um complemento que reforça a aura esportiva da versão. A exclusividade é garantida ainda pela grade, para-choque e rack na tonalidade Preto High-gloss. Falando em cores, o BMW X1 M Sport exibe três opções: Branco Alpino (sólida), Preto Safira (metálica) e Cinza Mineral (metálica).
Associado ao pacote esportivo, o motor 2.0l TwinPower Turbo ActiveFlex entrega potência em diversas faixas de aceleração. O torque máximo de 280 Nm surge cedo a 1.250 rpm e se mantém até 4.500 rpm, um longo platô de força plena. Enquanto isso, a potência máxima de 192 cv está disponível a partir de 5.000 rpm, ou seja, quase que unida ao torque máximo. O duplo comando de válvulas variável VANOS e o sistema eletrônico de abertura das válvulas de admissão e de escape Valvetronic são tecnologias de ponta que permite respostas rápidas em qualquer rotação, enquanto o Turbo Twin-scroll (fluxo de gases divididos em dois canais) garante faixas de torque planas com maior performance disponível já em baixas rotações e sem demora nas respostas. O sistema de injeção direta flex foi desenvolvido no Brasil e colabora para obter a maior eficiência possível.
O câmbio automático Steptronic de oito velocidades é capaz de fazer passagens de marchas suaves e rápidas e tem borboletas no volante para trocas manuais (paddle-shift). O resultado da combinação supera seus rivais diretos equipados com motores menos potentes. A aceleração de zero a 100 km/h é deixada para trás em apenas 7,7 segundos e a velocidade máxima chega a 225 km/h.
Na hora de encarar curvas, a suspensão M Sport mostra seu ajuste mais esportivo, entregando excelente controle de rolagem da carroceria e da transferência de peso em acelerações e frenagens, claro que sem perder o refinamento ou o conforto de rodagem.
A eficiência energética é elevada com a ajuda de sistemas como start/stop e modo de condução. Como auxílio, há o recurso coasting, tecnologia que desacopla a transmissão quando o motorista retira o pé do acelerador e deixa o carro rodar pela sua própria inércia. Além disso, o X1 M Sport também inclui o sistema de regeneração de energia por frenagem ou desaceleração para recarregamento da bateria.
Tudo isso é acompanhado de um belo espaço interno. Os passageiros traseiros têm 56 centímetros de espaço para as pernas em relação aos bancos dianteiros, mais do que o suficiente para levar ocupantes de alturas diferentes. Por sua vez, o porta-malas tem 505 litros de volume, espaço que basta para carregar a bagagem de toda família.
A sofisticação do exterior é continuada no interior refinado. O acabamento interno mistura vários materiais premium para garantir uma atmosfera sofisticada, incluindo bancos Sport e volante M Sport. Os bancos têm três opções de revestimento de couro Dakota (Preto, Mocca e Oyster) com ajustes elétricos nos dianteiros; o acabamento usa detalhes feitos em alumínio escovado e no tom azul nas portas e no painel; e o teto é revestido no tecido Anthracite.
As comodidades intensificam a experiência de luxo. Há ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (com câmera de ré), teto solar panorâmico, espelhos retrovisores com rebatimento e aquecimento, além de função anti-ofuscante. Além dos seis airbags e controles de estabilidade e tração, a segurança é reforçada com tecnologia BMW Head-up display colorido, que exibe todas as informações necessárias em uma tela na linha de visão do motorista, nada de desviar o olhar do caminho à frente. Já o sistema de som é de altíssima fidelidade, tem sete alto-falantes e amplificador de 205 watts.
A conectividade é um dos pontos altos do BMW X1 M Sport. Além ser compatível com a assistente pessoal Alexa, da Amazon, o modelo permite atualizações remotas de software, e também disponibiliza de diversos serviços como chamada de emergência inteligente, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (que tem informações em tempo real), serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do aplicativo My BMW – aplicativo de relacionamento entre cliente, BMW e rede de concessionários, com uma série de facilidades, bem como uma experiência totalmente interativa -, preparação para Apple CarPlay e Android Auto, informações de trânsito em tempo real, Concierge, serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.
A central multimídia de 10,25 polegadas permite o acesso rápido e descomplicado aos demais sistemas, além de ter sistema de navegação Plus e o iDrive Touch Controller, comando por toques capaz de reconhecer sinais e letras. Criado para conectar os clientes ao mundo BMW, o app My BMW permite saber o status do carro, localizá-lo em estacionamentos e conferir se as portas e janelas estão fechadas, ligar o motor ou acionar a ventilação, por exemplo. Perfeito para um carro ao qual você se conecta em um instante.