Quando e como surgiu o cartão de crédito?

Em 1950, Frank MacNamara e seus convidados, um grupo de executivos financeiros de Nova York saiu para jantar e quando a conta foi apresentada perceberam que estavam sem dinheiro ou talão de cheques. O dono do restaurante concordou em deixar MacNamara pagar a conta outro dia, mediante a assinatura na nota de despesas. Foi então que surgiu a ideia do cartão de crédito. Em 28 de fevereiro de 1950, Ralph Schneider e Frank McNamara, fundadores da Diners Club emitiram o primeiro cartão multiuso do mundo, o Diners Club Card, feito de papel cartão e aceito em lugar de dinheiro ou cheque em 27 restaurantes.

Duzentas pessoas, a maioria amigos de MacNamara, tiveram um naquele primeiro ano. O Diners Club Card era um cartão de recarga. O cartão cobrava aos comerciantes uma taxa de 7% em cada transação, mas o Diners Club assegurava que os portadores de cartão gastariam mais do que os não-portadores. Em contrapartida prometia conveniência aos portadores de cartões tendo apenas uma fatura mensal para despesas, além do símbolo de status.

Em seu primeiro aniversário, o Diners Club atraiu 42 mil membros. Em 1952 foi criado o primeiro cartão internacional, aceito em hotéis e restaurantes.  Somente oito anos após a invenção do primeiro Diners Club Card, em 1958 a American Express Company passou a oferecer um cartão sem anuidade apenas para uso em viagens. No mesmo ano o Bank of America lançou o BankAmeriCard, que já no início atendia 12 milhões de estabelecimentos, vinha com um limite de US $300 e o usuário precisava pagar inteiramente a fatura no final de cada mês.

Em 1959, a American Express lançou um cartão de crédito de plástico e o Diners Club fez a troca em 1961, padrão mantido em todos os cartões de crédito até os dias de hoje.

Em 1960, mais de 50 países ao redor do globo já efetuavam e recebiam pagamentos através do cartão de crédito.

Em 1967 surgiu o EverythingCard, que em 1969 tornou-se Master Charge foi criado, conquistando grande clientela e em 1979 mudou o nome futuramente para MasterCard. Atualmente é a segunda bandeira de cartões mais forte do mundo.

Em 1966 a American Express lançou o programa de cartão de crédito corporativo para clientes comerciais.

Em 1969 a IBM ajudou a desenvolver cartões magnéticos que acabaram sendo adotados internacionalmente. os cartões magnéticos passaram a permitir que as informações das transações fossem transmitidas em tempo real de qualquer lugar do mundo. Antes das fitas magnéticas, as máquinas faziam cópias dos cartões de crédito e era dessa forma que as transações eram processadas. A cópia enviada a um centro de transferências em que se podia acessar os dados bancários do cliente por meio de um sistema de computador.

Na década de 70, o BankAmericard se tornou National BankAmericard, incorporando-se a outros bancos, tornando-se magnético e mais tarde a instituição passou a se chamar VISA.

Surgimento do Cartão de Crédito no Brasil

O executivo tcheco Habus Tauber, que havia adquirido a franquia do Diners Club nos Estados Unidos, juntamente com seu sócio Horácio Klabin foi quem trouxe em 1956 o primeiro cartão de crédito ao Brasil que funcionava nos modelos dos atuais cartões pré-pagos. Somente em 1968 surgiu o primeiro cartão de crédito de banco, o Elo,  criado a partir da união entre instituições financeiras brasileiras. Na época ele era uma parceria com o BankAmericard (atual VISA).

Em 1978 o Credicard foi lançado no Brasil, voltado ao mercado interno, fez muito sucesso entre os consumidores e em 1984 adquiriu a Diners Club do Brasil.

Em 1990 o primeiro cartão de crédito internacional foi lançado no país, e após uma década, em vista do Plano Real em vigor no governo FHC, o uso do cartão de crédito se consolidou no país.

Cartões de Crédito no Mundo

Ao longo dos anos, os cartões evoluíram, linhas de crédito foram criadas, fitas magnéticas adicionadas e nos anos 2000 com a nova tecnologia, chamada EMV, um chip de dados capaz de gerar códigos para aprovar transações,  foi agregado nos cartões. Atualmente os chips são considerados a forma mais segura para efetuar um pagamento com cartão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com