SAPPHIRE NOW 2021, principal conferência da SAP para clientes

.Notícias

Na semana passada houve uma coletiva de imprensa como parte das atividades do SAPPHIRE NOW 2021, uma sessão exclusiva para jornalistas com Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe, que contou em primeira mão as principais novidades que seriam anunciadas nos quatro dias de evento da edição Américas do SAPPHIRE NOW 2021 e como os anúncios impactam a região, incluindo um olhar especial para a operação brasileira da SAP.

Alguns pontos abordados na coletiva :

  • Em função do ambiente que atravessamos houve atraso na inauguração do laboratório de desenvolvimento previsto para São Leopoldo – RS.
  • Para o próximo evento SAP SAPHIRE, programado para Orlando, a SAP procura verificar como as empresas avançam nestes tempos de pandemia.
  • Neste ano e meio de tempos de pandemia as empresas estão focadas em sua missão crítica.
  • A SAP e seus parceiros, por sua vez, tem se dedicado a oferecer novas formar para a implementação do ERP através de projetos de ciclo curto, implementando partes por função (como começar por compras, back office, RH e depois expandir para outras áreas) em vez da implementação do sistema completo, de forma que os clientes tenham custo pelo uso efetivo. Assim os clientes podem ajustar a implementação conforme suas prioridades.
  • A SAP teve bom avanço na implementação do ERP associado às especificidades das empresas do agronegócio, bem como oferecendo soluções para pequenas e médias empresas.

SAPPHIRE NOW 2021: Mais resiliência, mais sustentabilidade, mais inteligência

•   Durante o evento, foram apresentados a nova rede de negócios SAP Business Network, pacotes voltados à transformação digital para setores específicos e soluções para capacitar clientes

•   As empresas da América Latina, por suas características e demandas, podem usar essas novidades para melhorar sua competitividade e sua reputação e se tornar mais responsável nesses tempos de grandes desafios.

Vivemos o ano mais conturbado da história recente: foram tantas e tão profundas mudanças que podemos dizer que estamos diante de um mundo novo mais interconectado, mas também mais incerto, no qual pessoas e organizações perseguem o propósito de superar os desafios que o planeta nos coloca, cuidar com responsabilidade dos recursos escassos e apostar na melhor qualidade de vida para todos. Durante sua apresentação no SAPPHIRE NOW 2021, principal evento anual da SAP realizado on-line com a presença de 100 mil pessoas, Christian Klein, CEO da SAP, destacou que, nesse contexto, as empresas não têm alternativa a não ser se tornarem mais resilientes, sustentáveis ​​e inteligentes.

Os principais anúncios da primeira semana do evento apontaram justamente nessa direção. Durante a pandemia, ficou claro que empresas mais resilientes foram aquelas que embarcaram em um verdadeiro caminho de transformação digital, indo além da migração parcial dos processos para a nuvem ou da incorporação de tecnologias às pressas. Klein expressou que uma verdadeira empresa inteligente é aquela que deixa para trás os modelos tradicionais de negócios e muda radicalmente a operação da organização, contando com processos de negócios integrados, digitalizados e ágeis.

Um exemplo perfeito de empresa inteligente é a Alpargatas, empresa brasileira de grandes marcas, conhecida mundialmente por seus famosos chinelos Havaianas, que compartilhou sua história de transformação durante o SAPPHIRE NOW. Roberto Furnari, CEO da empresa, disse que se viu diante de três grandes tendências: consumidores que querem contar cada vez com comodidade, que buscam uma relação on-line mais humanizada com as marcas e que são cada vez mais responsáveis. “Nessa nova realidade, a tecnologia está no centro dos nossos negócios: é ela o que nos permite, por meio de análises, compreender melhor nossos clientes e lhes proporcionar uma experiência única, integrar nossa cadeia de suprimentos para garantir maior eficiência, e avançar no nosso plano de sustentabilidade, o que implica fabricar produtos com componentes mais recicláveis, aperfeiçoar processos de manufatura e a cadeia de suprimentos, ser mais diversificado e estar mais conectado com nossa comunidade”, acrescentou o executivo.

Entre os anúncios mais relevantes realizados no SAPPHIRE NOW está o pacote de transformação RISE with SAP para setores específicos: varejista, produtos de consumo, automotivo, serviços públicos e maquinário industrial. Segundo Cristina Palmaka, presidente da SAP para América Latina e Caribe, “este é um anúncio fundamental. A oferta é a chave para fazer a transformação avançar com orçamentos controlados e dando passos decisivos, ágeis e com resultados mensuráveis. O pacote reúne o melhor dos 50 anos de experiência vertical da SAP e o melhor de nosso ecossistema de parceiros com o objetivo de fornecer soluções de nuvem específicas como serviço”.

Também foi apresentado no evento um portfólio de soluções voltados à sustentabilidade, abrangendo desde o design de produtos e visibilidade da estratégia até o rastreamento dos impactos sustentáveis ​​ao longo do ciclo de vida dos produtos. A sustentabilidade deixou de ser um conceito opcional para se tornar uma questão impreterível para as empresas em todo o mundo e muito relevante para a sociedade corporativa na América Latina. E isso que diz o estudo Sustentabilidade na Agenda dos Líderes da América Latina, destacando que 45% dos executivos seniores de médias e grandes empresas na Argentina, Brasil, Colômbia e México já possuem uma estratégia de sustentabilidade em suas organizações e que 22% afirmaram já estar trabalhando nesse sentido.

“O objetivo declarado da SAP é tornar a proteção climática mensurável, a diversidade e a inclusão visíveis, com responsabilidade, ética e transparência. É nosso compromisso permitir que todas as empresas latino-americanas possam embarcar nesse caminho empolgante para os negócios do futuro”, destaca Cristina Palmaka.

De outro lado, a apresentação do SAP Business Network, rede de negócios que reúne Ariba Network, SAP Logistic Business Network e SAP Asset Intelligence Network, incentiva as empresas a formarem comunidades de negócios nas quais seus membros e cadeias de suprimentos possam se conectar facilmente, tudo com a máxima transparência e rastreabilidade absoluta. Entre as lições que a pandemia da COVID-19 nos deixou, destaca-se a importância de contar com uma cadeia de suprimentos eficiente, digital e interconectada para garantir a continuidade dos negócios e o fornecimento de mercadorias.

Remodelado para os tempos atuais, o SAPPHIRE NOW durará várias semanas e terá diferentes programas para cada região do mundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.