Videoconferência: dicas de proteção contra ataques no Zoom

Para ajudar os usuários a se proteger, especialista traz recomendações de segurança contra ataques no Zoom durante uma videoconferência

Há diversos casos de invasão a videoconferências no aplicativo Zoom, esses incidentes alertam que o risco do Zoombombing – trolls que interrompem as reuniões com conteúdo ofensivo.

A empresa de cibersegurança Kaspersky vem acompanhando o desenvolvimento dos recursos de segurança do app e o Fabio Assolini, analista de segurança sênior da empresa no Brasil, dá algumas dicas de proteção para os usuários.

Recomendações para uso mais seguro da ferramenta:

• Crie uma senha forte e exclusiva para a sua conta;

• Habilite a autenticação de dois fatores, o que a torna mais difícil de invadir, mesmo que os dados da sua conta vazem.

• Depois de se registrar, além de seu login e senha, você obtém um ID de reunião pessoal. Evite torná-lo público. E como o Zoom oferece uma opção para criar reuniões públicas com seu ID de reunião pessoal, é muito fácil vazar esse ID. Se for descoberto, qualquer pessoa pode participar das suas reuniões, portanto compartilhe essa informação com prudência.

• Como revelado pela Kaspersky em março, criminosos têm criado malware disfarçados de apps populares de videochamadas para disseminar seus ataques. Por isso, use o site oficial do Zoom. Para baixá-lo com segurança para Mac e PC e acesse a App Store ou o Google Play para seus dispositivos móveis.

• Não compartilhe links de conferências em mídias sociais, pois é lá que muitas vezes os invasores encontram as informações para invadir as reuniões. Mas se, por algum motivo, você decidir fazê-lo, certifique-se de não ativar a opção Usar identificação de reunião pessoal .

• Proteja toda reunião com uma senha. Isso permite assegurar que apenas pessoas autorizadas possam ingressar na conversa.

• Ative a configuração Sala de Espera, que só autoriza a entrada dos participantes após a aprovação do moderador, e também permite expulsar uma pessoa indesejada da reunião.

Zoom-bombing ou Invasão Zoom é uma invasão incômoda, geralmente feita por trolls de internet e hackers, numa videoconferência. Crédito: Imagem de Press Love you por Pixabay 

• Opte pelo Zoom em seu navegador. Os vários aplicativos clientes do Zoom demonstraram uma variedade de falhas. Algumas versões permitem que hackers acessem a câmera e o microfone do dispositivo; outros permitem que sites adicionem usuários a chamadas sem o consentimento deles. O Zoom foi rápido para corrigir os problemas mencionados, bem como outros semelhantes, e parou de compartilhar dados do usuário com o Facebook e o LinkedIn. No entanto, dada a ausência de uma avaliação de segurança adequada, os aplicativos Zoom provavelmente permanecem vulneráveis ​​e ainda podem empregar práticas duvidosas, como compartilhar dados com terceiros. Por esse motivo, opte pelo uso da interface web do Zoom, ao invés de instalar o aplicativo no dispositivo, uma vez que essa versão não possui as permissões de um aplicativo instalado, limitando a quantidade de danos que pode causar.

• Em alguns casos, no entanto, ao tentar usar a interface web, você poderá descobrir que o Zoom iniciou o download do aplicativo automaticamente, e não há outra opção para conectar-se à reunião se não concluindo a instalação. Se isso acontecer, ao menos limite o número de dispositivos nos quais o app esteja instalado, e que ele seja um dispositivo secundário, sem informações pessoais.

Para empresas ou pessoas que tratam de assuntos sensíveis, é importante utilizar aplicativos que ofereçam comunicação de forma mais seguro (como o Threema e Signal, etc). É importante que o app ofereça criptografia de ponta a ponta, verificação da veracidade de contatos e não utilize logins baseados apenas em números de telefone.

Um bom comparativo para escolher um app de comunicação seguro é esse: http://www.securemessagingapps.com/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com