Como configurar a privacidade no Instagram

.Apps/Softwares

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas por crianças, jovens e adultos em grande parte do mundo

ESET compartilha uma série de recomendações ao configurar a privacidade e segurança da rede.

Privacidade no Instagram

Como na maioria das redes e aplicativos sociais, as opções de privacidade e segurança estão dentro do perfil. Na seção “Configurações”, há o menu com todas as opções que o Instagram permite editar. As mais relevantes são segurança e privacidade, mas é aconselhável verificar todas elas.

A opção “Privacidade” permite configurar tudo relacionado a publicações; quem pode vê-los, fazer comentários, marcar e entrar em contato com o usuário, entre outras coisas.

Comentários: é possível restringir comentários abusivos ou violentos. É importante ativar esta opção, especialmente em contas de menores, para evitar o ciberbullying e o assédio digital. Também é possível bloquear os comentários de uma ou mais contas em particular, e o uso de filtros de conteúdo que permitem ocultar automaticamente os comentários que contêm mensagens agressivas e violentas nas publicações.

Tags: este menu permite escolher quem pode marcar o usuário – qualquer perfil, apenas aqueles que são seguidos ou ninguém. Você também pode revisar as postagens nas quais foi marcado e até excluir a tag ou ocultar a postagem para que não fique visível no perfil.

Privacidade dos stories no Instagram: existe uma opção que permite ocultar os stories de determinados contatos, bem como a possibilidade de criar uma lista de “Melhores amigos” para compartilhar apenas determinado conteúdo com este grupo. 

Mensagens diretas: no Instagram, por padrão, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem direta, mesmo que a conta seja privada. Na opção “Controles da mensagem”, você pode alterar essa configuração para que apenas os seguidores possam enviar mensagens via bate-papo e adicionar grupos.

Restrição de conta: é usado para restringir que determinados usuários tenham acesso ao perfil ou possam entrar em contato com o usuário. As contas podem ser silenciadas (as postagens na página inicial e os stories não são mais vistos e a pessoa por trás da conta não saberá que foi silenciada), restritasserve para proteger interações com uma determinada conta, sem a necessidade de parar de seguir essa pessoa ou estar ciente) ou bloqueadas (nesse caso, você não poderá ver nenhuma das informações nem o usuário poderá ver as pessoa bloqueada).

Segurança do Instagram: a opção “Segurança” permite configurar o acesso à conta e revisar qualquer atividade estranha que tenha ocorrido. Além de modificar a senha, que a ESET recomenda alterar pelo menos duas vezes por ano, há outras configurações importantes a serem revisadas:

Atividade de login: indica em quais dispositivos e de onde a conta foi aberta, permite ver todas as sessões que foram abertas, fechar as que não são usadas e verificar se não há logons estranhos. Se isso acontecer, além de fechar a sessão, a ESET recomenda alterar a senha.

Autenticação de dois fatores: também conhecida como fator de autenticação dupla, é uma das configurações de segurança mais importantes e é recomendável ativar essa funcionalidade em qualquer rede social ou serviço de Internet que ofereça a opção. Essa camada extra de segurança é a única maneira de impedir que uma conta seja roubada e perca o acesso, por isso é importante habilitá-la.

Revise as informações da conta: são os dados que o Instagram tem sobre o perfil e o histórico de atividades do usuário. Cada ação executada é salva na Internet, pois os dados da conta incluem, entre outros, o histórico de pesquisas, hashtags seguidas, alterações na biografia, stories com os quais você interage, entre outras. .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.