Como utilizar as metodologias ágeis em projetos

Como as metodologias ágeis podem auxiliar seu projeto?

Entenda o método que pode melhorar o rumo de planejamento do seu negócio

Iniciar um novo projeto requer organização e planejamento. Por isso, é necessário pensar onde se pretende chegar e traçar as estratégias. Em relação a isso, as metodologias ágeis podem ser um diferencial na sua organização.

“Além de estabelecer os processos internos que visam garantir a documentação de como executar as atividades, a qualidade e a consistência na entrega de valor, a melhor forma para o gerenciamento de projetos, atividades internas ou externas é o uso de métodos ágeis”, explica Marcos Rocha, responsável pelo gerenciamento de portfólio na Locaweb Corp, unidade de negócios da Locaweb com estrutura e equipes dedicadas ao mercado corporativo.

A metodologia de planejamento surgiu na indústria da tecnologia, mas vem conquistando um grande público que busca gerenciar projetos de forma mais clara e com alinhamento entre equipes e clientes. Baseada em pilares de comunicação, praticidade e flexibilidade, a metodologia ativa foca em ciclos mais curtos, entregas bem definidas e prioriza a melhoria contínua a cada novo processo.

Segundo Rocha, é necessário avaliar o propósito do projeto e quais informações iniciais você tem em mãos para definição da metodologia a ser colocada em prática. Dentre as mais utilizadas pelo especialista, estão SCRUM e KANBAN. A primeira consiste na formação de uma lista de prioridades, que é conhecida como backlog, ao lado de alguém que determina os interesses do cliente. Já a segunda é uma planilha com as tarefas que precisam ser feitas, as que estão em andamento e as que já foram realizadas.

A partir dessas técnicas, a equipe inteira tem uma visão do todo: “ao mesmo tempo em que dá foco na entrega parcial, temos no acompanhamento diário o comportamento da sprint, que são os intervalos de tempo de desenvolvimento. Então, qualquer desvio é prontamente corrigido ou alinhado com o cliente”, explica Marcos Rocha.

Essa agilidade, consequentemente, ocasiona um desenvolvimento mais efetivo dos resultados do projeto, o alinhamento do time e redução de riscos. E, segundo Rocha, a entrega de valor para os clientes através das ferramentas ágeis desde a estruturação do escopo, até o final são aderentes ao modelo de negócio da Locaweb Corp Cluster2GO.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com