TomTom XL Brasil

A TOM TOM, líder no mercado mundial de GPS (Sistema de Posicionamento Global) está lançando no Brasil o TOM TOM XL e vamos analisá-lo para vocês.

A caixa é do tamanho de um livro de capa dura, dentro vem o aparelho, o suporte com fixação via sucção, o guia do usuário, livreto de serviços e acessórios, cabo USB para conexão com um computador e um cabo alimentador para usar no veículo.

O aparelho tem uma tela de 4.3 polegadas em formato wide-screen possui um botão para ligar e o resto da operação é feita através do toque diretamente na tela que tem boa sensibilidade. O suporte tem um encaixe para o aparelho e uma junta que permite ajustar o ângulo de visibilidade e operação de forma confortável.

Nas primeiras páginas do manual você encontra instruções visuais, perfeito para aqueles que assim como eu, tem preguiça de ler e também detalhes da operação e instalação por escrito.

É preciso responder algumas perguntas para configurar o equipamento na primeira vez que você o liga e ao final oferece uma “turnê pelo sistema” geral do equipamento com opção para maior detalhamento de cada funcionalidade.

Também oferece a possibilidade de participar do serviço de compartilhamento de mapas que possibilita obter correções de mapas feitas por outros usuários e verificadas pela TomTom.

Essa primeira configuração não leva mais que alguns minutos e logo após você está pronto para usar o seu TomTom XL, a sincronização com os satélites demora na primeira vez mas depois o tempo que leva para sincronizar e de 15 segundos em média.

Para definir um destino basta clicar em qualquer lugar da tela do aparelho para ir para o menu principal e escolher a opção de “ Navegar até” e escolher a forma com que quer entrar o seu destino. Ao escolher “ Endereço” a forma mais fácil e através do código postal e existem inúmeras opções como escolher diretamente no mapa.

Para os endereços frequentes você pode adicionar aos favoritos que facilita para futura navegação a este destino, ele também lembra de destinos recentes e você também pode planejar um itinerário com pontos de passagem e destino final o que é muito útil quando você precisa ir a vários destinos com opção de salvar para usá-lo novamente no futuro.

Uma vez que você entra um destino o equipamento prepara a rota a ser seguida e lhe dá instruções de voz e visuais no canto esquerdo inferior, se for necessário você pode repetir a instrução de voz clicando na área da tela onde estão as ajudas visuais. Nessa área você tem símbolos e distancias até a próxima etapa do percurso e realmente ajudam nas horas em que você tem mais de uma opção dirigindo.

Mas se você por acaso errar, não se preocupe pois o equipamento refaz automaticamente a rota e lhe oferece as novas instruções. Outras opções úteis são evitar parte do percurso e também como será feito o planejamento da rota, se o caminho mais rápido ou o mais curto entre outras opções.

A parte que eu fiquei mais contente foi a de correção do mapa, pois é super fácil de se usar e essencial porque não há mapa 100% perfeito. Entre as opções de correção que ele oferece estão, bloqueio de rua, inverter a direção de trafego da rua, restrições de direções são as melhores ou editar o nome da rua. Ao finalizar a sua correção o equipamento pergunta se você deseja compartilhar as correções feitas por você com outros usuários que é feita através do TomTom Home.

No TomTom Home você pode fazer várias coisas, como atualizar o seu mapa, dar download de vozes e muito mais, para utilizar o serviço basta instalar ele no seu PC, se registrar gratuitamente e conectar o seu equipamento com o cabo USB e responder que sim na tela para se conectar ao seu PC.

A primeira vez que você fizer isso ele ira automaticamente checar as atualizações disponíveis para o seu mapa. Também disponível e muito útil atualização semanal do posicionamento dos satélites que faz com que o equipamento sincronize mais rapidamente.

Você também tem acesso ao “Map Share” onde você pode baixar as correções feitas por outros usuários e pode fazer backups do seu equipamento. Existem outros serviços que não estão disponíveis no momento para o Brasil como o serviço de tráfego em tempo real, relatório de tráfego e posicionamento de radares.

Gostei muito desse GPS, prático é fácil de usar, recomendo.

15 thoughts on “TomTom XL Brasil

  1. Pingback: Veridiana Serpa
  2. Legal, comprei um airis, mas não tem opção de alterar o mapa, nem compartilhamento de informações. Parabéns pela escolha, se eu pudesse, trocava.

  3. Eu gosto muito desta marca, eu moro nos Estados Unidos e ele é um dos que tem o melhor custo benefício por aqui.
    O meu é o da série ONE, e o que eu gostei nele é poder baixar a voz que eu quero pela internet, eu como boa carioca escolhi uma voz conterrânea, é muito engraçado. Espero que o Brasil esteja preparado para o GPS, as ruas precisam estar bem sinalizadas e com as placas em seus devidos lugares.
    Abraços

  4. Tenho uma duvida. O tomTom XL e One XL são o mesmo produto ?

  5. Bem, quando morei na Inglaterra o pessoal falava muito bem do TOMTOM. Pelo que escutei por lá, a maioria preferia o TomTom.

    Já comprei o meu TomTom e estou aguardando chegar.

  6. Comprei um tom tom xl a quinze dias mas confesso nao saber manusealo, como por exemplo nao estar funcionando na funçao de radar, nao sei fazer o dawloudenb no computador o que devo faser pode me dar uma ajuda, desde de ja obrigada. manoel

  7. O TomTom XL Brasil vem c o código d ativação, q é solicitado no TomTom Home???
    Recebi o meu e qdo fui mexer no TomTom Home, tem essa solicitação, só q não achei o tal código…

  8. gostaria de saber onde devo levar meu tomtom pois comprei ele na franca e chegou aqui so funcionou um e deu problema parou nao consigo mais fazer nada pois e nao responde ao toque o devo fazer pois esta na garantia espero urgente sua resposta por favor me ajuda obrigado

    [

  9. Não consegui achar o cõdigo de ativação (foi comprado na espanha)
    onde ele fica???

  10. ja tentei inserir todos os numeros que vi no aparelho e nadaaaaaaaaaaaa

    ALGUEM PODE ME AJUDAR…?

  11. boa noite comprei um tomtom one e gostaria de saber como faço para encontrar esse tal codigo de ativação. desde já agradeço

  12. O código vem dentro da caixa, não lembro se no manual ou em um cartãosinho

  13. Comprei um gps xl,ele so trava quando coloco um novo precuso oriveeeeeeeeeeeeeeeeellllllllllllllllllllll…………

  14. Comprei um tom tom xl classic mas o alerta de radares não funciona como faço para atualizar?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com