Dicas Ford : como dirigir na ressaca e como manter o carro impecável


Postado em por Veridiana Serpa

A Ford, em seu laboratório da Alemanha, é especialista em pesquisar meios de simular situações de estresse e condições especiais ao volante. A novidade é uma vestimenta que reproduz os efeitos da ressaca para mostrar como isso pode afetar o desempenho do motorista depois de uma noite de festa. Pegar na direção na “manhã seguinte” pode ser tão perigoso quanto dirigir alcoolizado.

Segundo o estudo da Ford Alemanha, as pessoas sabem que não devem beber e dirigir, mas desconhecem os riscos da ressaca. O alerta é válido especialmente nesse período de festas de fim de ano, quando se multiplicam as confraternizações com os colegas de escritório, os amigos e a família.

Com peso de mais de 17 kg, a “Roupa de Ressaca” (“Hangover Suit”) é composta por um colete especial, pesos no pulso e no tornozelo, boné, óculos e fones de ouvido. Juntos, eles simulam os sintomas clássicos de ressaca, como fadiga, tontura, latejamento na cabeça e dificuldade de concentração.

O álcool está associado a uma parcela importante dos acidentes de trânsito no mundo. A Ford encomendou o equipamento ao renomado Instituto Meyer-Hentschel, da Alemanha, que também já produziu outras roupas para simular os efeitos do álcool e das drogas nos motoristas.

Mesmo quando o motorista não está mais acima do limite legal de ingestão de álcool, seu risco pode ser igual ao de quem bebeu, com sonolência e tempos de reação afetados. A produção da “Roupa de Ressaca” envolveu diferentes desafios.

Um dos primeiros a experimentar o traje foi o Dr. Richard Stephens, professor de Psicologia da Universidade Keele, no Reino Unido, e pesquisador do álcool e da ressaca. “As pessoas muitas vezes não percebem como uma ressaca afeta sua capacidade básica de fazer qualquer coisa”, diz o professor. “A Roupa de Ressaca mostra isso de forma clara.”

Todo mundo sabe que manter o carro limpinho, com tudo organizado, pode ser um grande desafio. Poeira, poluição, chuva ou simplesmente parar em baixo de uma árvore. Basta um segundo para a sujeira aparecer. Mas, com essas dicas práticas que a Ford preparou, a tarefa de deixar seu automóvel livre de manchas e sujeiras vai ficar bem mais fácil. Confira:

 

1-      Soprador de ar para limpar os cantinhos

Se você é daqueles que gostam de comer dentro do carro, sabe que as migalhas que caem nos cantinhos e nos porta-trecos são bem difíceis de tirar. Então, que tal usar um soprador para eliminar a sujeira? Confira no vídeo como fazer:

2-      Como tirar as sujeiras deixadas pelos pássaros

Uma das coisas que incomodam qualquer pessoa são aquelas sujeirinhas deixadas pelos pássaros que vez ou outra aparecem no carro. Para tirar, é bem fácil. É só passar uma flanela com um pouco de água com gás ou club soda.

 

3-      Como limpar o carro por dentro

O aspirador de pó é um grande aliado na limpeza, mas para dar uma turbinada e limpar até os lugares mais difíceis do carro, uma boa ideia é usar um tubo de papelão e amassar a ponta.

 

4-      Como retirar pedaços de chiclete

Vira e mexe tem um distraído que deixa cair chiclete no banco ou no tapete do carro e, depois de seco, parece até impossível de tirar. Mas tem uma dica bem simples que vai ajudar a acabar com isso: gelo!

 

5-      Dica bônus: Solução para deixar o carro fresquinho

No verão os dias tendem a ser muito quentes e se o carro passa muito tempo fechado sob o sol, o interior fica parecendo uma verdadeira sauna. Mas aí vai uma dica pra deixá-lo fresquinho: abra as janelas do carro um pouco antes de entrar para o calorão do lado de dentro sair.

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta