Os Cinco Jogos Mais Vendidos de Cada Década Desde os Anos 80

Jogos mais vendidos, títulos que tiveram um grande impacto tanto em vendas quanto na indústria de jogos mundial

Anos 80

Nos anos 80, a indústria de videogames estava se recuperando de uma grande crise, e foi durante essa década que alguns dos títulos mais icônicos surgiram. Um dos jogos mais vendidos e importantes foi “Super Mario Bros.”, lançado em 1985 para o NES. Com vendas aproximadas de 40 milhões de cópias, esse jogo da Nintendo não só revolucionou o gênero de plataforma, como também foi fundamental para o sucesso do NES e o renascimento da indústria de jogos. Ao lado de “Super Mario Bros.” estava “Tetris”, lançado em 1984. Popularizado no Game Boy, este jogo de quebra-cabeça vendeu mais de 35 milhões de cópias e é conhecido por sua jogabilidade viciante e simplicidade que cativou jogadores em todo o mundo.

Outro título marcante foi “Duck Hunt”, também de 1984, que se destacou por seu uso inovador da pistola Zapper, vendendo aproximadamente 28 milhões de cópias. “Pac-Man“, lançado em 1980, se tornou um fenômeno cultural e ajudou a popularizar os jogos de arcade, vendendo milhões de unidades em várias versões. Por fim, “The Legend of Zelda”, lançado em 1986, introduziu muitos elementos que se tornariam padrão em jogos de ação e aventura, vendendo cerca de 6,5 milhões de cópias e deixando um legado duradouro na indústria.

Anos 90

A década de 90 continuou a tendência de sucesso com lançamentos que se tornaram fenômenos globais. Um dos jogos mais vendidos, “Pokémon Red/Blue”, lançado em 1996 para o Game Boy, deu início à franquia Pokémon, combinando elementos de RPG com colecionismo e batalhas de monstros, vendendo cerca de 31 milhões de cópias. “Super Mario World”, lançado em 1990 para o SNES, é considerado um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos, expandindo significativamente o legado de Mario com aproximadamente 20 milhões de cópias vendidas.

Outro marco foi “Mario Kart 64”, de 1996, que popularizou o gênero kart racing com seus controles acessíveis e multiplayer divertido, vendendo cerca de 9,8 milhões de cópias. “Gran Turismo”, lançado em 1997 para o PlayStation, redefiniu o gênero de simuladores de corrida com gráficos realistas e uma vasta coleção de carros, alcançando vendas de aproximadamente 10,8 milhões de cópias. “Final Fantasy VII”, também de 1997, popularizou os RPGs japoneses no Ocidente, graças à sua história épica e gráficos impressionantes, vendendo cerca de 10 milhões de cópias.

Anos 2000

Nos anos 2000, a inovação continuou com títulos que atraíram uma ampla gama de jogadores. “Wii Sports”, lançado em 2006 para o Wii, vendeu aproximadamente 82,9 milhões de cópias e ajudou a popularizar o console com sua jogabilidade intuitiva baseada em movimento. “Grand Theft Auto: San Andreas”, lançado em 2004 para PS2, Xbox e PC, ofereceu um vasto mundo aberto e liberdade de ação, vendendo cerca de 27,5 milhões de cópias.

“New Super Mario Bros.”, lançado em 2006 para o Nintendo DS, trouxe Mario de volta às suas raízes 2D, com uma jogabilidade clássica que atraiu novos jogadores e fãs de longa data, alcançando vendas de cerca de 30,8 milhões de cópias. “The Sims”, lançado em 2000 para PC, inovou ao permitir que os jogadores criassem e gerenciassem a vida de personagens virtuais, popularizando o gênero de simulação de vida com aproximadamente 11 milhões de cópias vendidas. “Mario Kart Wii”, lançado em 2008, combinou jogabilidade acessível com o uso de controles de movimento, tornando-se um dos jogos mais populares do Wii com cerca de 37,3 milhões de cópias vendidas.

Anos 2010

A década de 2010 viu o surgimento de jogos que redefiniram o que era possível em termos de jogabilidade e impacto cultural. “Minecraft”, lançado em 2011, destacou-se pela sua liberdade criativa e jogabilidade aberta, vendendo mais de 200 milhões de cópias e tornando-se um fenômeno cultural e educativo. “Grand Theft Auto V”, lançado em 2013, ofereceu um mundo aberto massivo e detalhado, com uma narrativa envolvente e um modo multiplayer robusto, vendendo mais de 145 milhões de cópias.

“PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG)”, lançado em 2017, popularizou o gênero battle royale, onde jogadores competem até que apenas um sobreviva, vendendo aproximadamente 70 milhões de cópias e influenciando muitos jogos subsequentes. “The Legend of Zelda: Breath of the Wild”, lançado em 2017, redefiniu o gênero de jogos de mundo aberto com sua liberdade de exploração e mecânicas inovadoras, vendendo cerca de 28 milhões de cópias e recebendo aclamação universal. “Red Dead Redemption 2”, lançado em 2018, destacou-se por sua narrativa rica e mundo detalhado, vendendo aproximadamente 50 milhões de cópias e sendo considerado uma obra-prima técnica e artística.

Anos 2020

Mais recentemente, a década de 2020 já viu lançamentos significativos. “Animal Crossing: New Horizons”, lançado em 2020 para o Nintendo Switch, ofereceu uma escapada pacífica e criativa durante a pandemia, permitindo que os jogadores personalizassem suas ilhas e interagissem com amigos online, vendendo cerca de 40 milhões de cópias. “Cyberpunk 2077”, lançado em 2020, teve um lançamento controverso, mas vendeu milhões devido à grande expectativa e à reputação da CD Projekt Red, destacando-se pelo seu mundo detalhado e narrativa complexa.

“The Last of Us Part II”, também de 2020, continuou a história do aclamado “The Last of Us”, oferecendo uma narrativa emocionalmente carregada e jogabilidade refinada, vendendo aproximadamente 10 milhões de cópias. “Among Us”, lançado em 2018 mas popularizado em 2020, tornou-se um fenômeno cultural com sua jogabilidade de dedução social, alcançando milhões de downloads. “Call of Duty: Modern Warfare”, lançado em 2019, trouxe gráficos avançados e uma campanha envolvente, junto com um robusto modo multiplayer, vendendo cerca de 30 milhões de cópias.

Esses jogos não só alcançaram grandes números em vendas, mas também tiveram um impacto significativo na cultura dos videogames e na evolução da indústria, definindo gerações e influenciando o futuro dos jogos eletrônicos.

Os Jogos Mais Vendidos de Cada Década: Dos Anos 80 aos Anos 2020

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com