Dos primeiros povos que praticavam o escambo, chegando no e-commerce e a possibilidade de comprar online, a evolução das formas de comercializar produtos e serviços
O conceito básico de comércio resume-se a uma troca entre duas ou mais pessoas, registros históricos de vários povos, apontam que o comércio existe desde a antiguidade. As transações comerciais que englobam o processo de comprar, vender e trocar produtos e serviços, no início feitas pelos primeiros povos – fenícios, árabes, assírios e babilônios – consistiam basicamente na troca direta de um produto por outro, processo conhecido como permuta ou escambo, método que foi suficiente para os povos antigos durante vários séculos.
Com o passar dos tempos o comércio foi sendo incrementado com as expedições e a descoberta de novos mundos. A utilização de pedras, metais preciosos e especiarias ganhou força nas comercializações. As sociedades evoluiram, tornaram-se mais complexas e as moedas surgiram como parte de um sistema mais eficiente para as negociações. O valor era definido pelo peso do metal precioso (bronze, prata, ouro,) do qual eram feitas.
A moeda revolucionou o comércio e se espalhou pelo mundo. Depois de alguns séculos surgiu o conceito do papel-moeda emitido por governantes locais que atestavam sua autenticidade. Sem valor real eram meras representações de uma riqueza armazenada em algum lugar.
Surgimento da venda à distância
Em 1888 o norte-americano Richard Sears iniciou a venda de produtos à distância através de um sistema de catálogos com o objetivo de atender as regiões mais remotas dos Estados Unidos da América sem abrir lojas físicas ou viajar com os produtos. A Sears foi a pioneira e líder deste setor.
Os pedidos chegavam por diversos meios, inclusive pelo telégrafo, e os produtos eram enviados pelos correios usando a estrutura de ferrovias. O catálogo de produtos aumentou e na década seguinte o famoso Wish Book da Sears ultrapassou 700 páginas em cada edição, com gravuras, descrições e preços de milhares de produtos.
Em 1979 Michael Aldrich, empreendedor britânico, criou o Videotex, uma TV modificada conectada a uma linha telefônica que permitia fazer compras online.Os dispositivo permitia outras aplicações através da interação com computadores de grande porte das empresas contratantes.
Em pouco tempo, sua invenção se espalhou por todo o Reino Unido e Aldrich denominou de teleshopping esta nova maneira de fazer negócios.
Em 1982 foi lançado na França pela PTT (Postes, Télégraphes et Téléphones) o Minitel, um terminal de texto ligado a uma linha telefônica que permitia fazer compras online, reservar passagens de trem, consultar o valor de ações na bolsa de valores, pesquisar o catálogo telefônico e até conversar com outros assinantes através de um chat online.
Surgimento da World Wide Web
Em 1990 Tim Berners-Lee, inglês, cientista da computação, criou a World Wide Web, primeiro navegador web, os protocolos e os algoritmos básicos que permitiram o surgimento da internet.
Em 1994 a primeira venda realizada pela internet ( e-commerce) foi uma pizza de pepperoni e champignon com queijo extra comprada no site da PizzaHut.
Do escambo/permuta, passamos pela moeda, papel-moeda (dinheiro), cheque, cartão de crédito que ajudaram a criar a base sobre a qual o comércio eletrônico se apoiou.
1995 ficou marcado pela fundação da Amazon e do eBay. Gigantes do e-commerce mundial que revolucionaram a maneira de se comprar e vender todo tipo de produto pela internet, transformando o comércio eletrônico em um fenômeno de massa.
O Comércio Eletrônico complementa o processo de vendas, elimina intermediários da cadeia de suprimento, auxilia na globalização da economia e diminui limites geográficos. Atualmente é possível comprar praticamente tudo online, especialmente em tempos de pandemia, o e-commerce tem sido o maior aliado do isolamento social.