Os eBooks fazem muito sucesso na atualidade, mas ao contar histórias para dormir, o ideal são os livros físicos, uma pesquisa do King’s College com mais de 125 mil crianças e jovens constatou que o uso de eltrônicos antes de dormir gera má qualidade do sono, obesidade e depressão infantil
A literatura pode ser uma boa aliada para ajudar as crianças durante a pandemia, com o distanciamento social, com a maioria das escolas fechadas e mesmo os que estão em férias, mas que não podem vivenciá-las como antigamente, com atividades na rua, contato com os colegas, viagens, praias, piscinas, leitura passa a ser uma boa forma de entretê-los.
Diferentes temas pode ajudá-los a passar o tempo, a entender o que estão sentindo, como é o mundo, os pré-adolescentes e adolescentes a entenderem o que está se passando com seus corpos, além de uma infinidade de aventuras que podem viver através da leitura.
O momento de leitura pode ser prazeroso e tanto pode ser individual como em grupo, com os irmãos ou pais. Atualmente com a tecnologia a disposição, há uma grande gama de material que pode ser acessado, tanto obras de domínio público, como obras pagas para ser baixadas nos gadgets que as crianças utilizam.
Há uma quantidade variada de plataformas on-line que oferecem além dos livros em pdf a opção de leitura em voz alta, assim a criança acompanha o texto ao mesmo tempo em que ouve, ajudando na associação do som às palavras e desenvolvendo a fluência na leitura.
Em relação ao conforto na hora da leitura, os livros impressos são melhores, fora que não precisam de energia, podem ser lidos e manuseados durante horas sem a desvantagem da tela ficar preta de uma hora para outra. A praticidade de poderem ser acessados a qualquer momento e em qualquer lugar é uma vantagem.
Por outro lado, os eBooks podem armazenar uma quantidade enorme de obras literárias.
A Sociedade Brasileira de Pediatria passou a indicar a leitura antes do sono, ouvir uma história antes de dormir ajuda a criança a relaxar e embalar o sono.
Sendo livro digital ou impresso, não existe discussão a respeito da importância em iniciar o hábito da leitura na infância, ela tem o poder de estimular a criatividade, amplia e diversifica a visão de mundo, além de estreitar os vínculos familiares, quando um pai ou uma mãe leem para os filhos nos primeiros anos de vida.