A Ride, startup de mobilidade urbana, lançou uma alternativa inteligente para percorrer curtas distâncias: patinetes elétricas que funcionam como outros aplicativos de locomoção, mas não poluem, são silenciosas, atingem até 20 km/h e ocupam menos espaço que um carro ou uma bicicleta. Podem transitar em ciclovias, ciclofaixas e, quando necessário, até em calçadas.
O serviço oferecido por meio de um aplicativo no smartphone, tecnologia desenvolvida no Brasil, onde o usuário encontra a patinete mais próxima por GPS, desbloqueia e sai guiando (o preço será calculado pelo tempo de uso). Após o uso, os clientes podem deixa-las estacionadas em bicicletários, paraciclos e outros locais marcados no aplicativo.
Os equipamentos e a tecnologia foram redesenhados para viabilizar a operação em cidades como São Paulo, que tem características muito diferentes das outras cidades do mundo (como Los Angeles, Paris e Zurique) onde o sistema está sendo implementado.
As patinetes são rastreadas por GPS em tempo real e são recolhidas todas as noites por funcionários da empresa, para que sejam recarregadas – o gasto de energia de cada equipamento é equivalente ao necessário para carregar um computador pessoal. Desenvolvidas especialmente para a operação de compartilhamento em uma cidade como São Paulo, as patinetes RIDE são exclusivas: além de mais resistentes, são equipadas para deixar os passeios mais seguros para todos e atender às exigências da legislação brasileira.