5 avanços da Inteligência Artificial (IA) nas empresas: executiva da Alura Para Empresas explica que a tecnologia se desenvolveu no mundo dos negócios, beneficiando vários segmentos ao longo dos anos
Segundo uma pesquisa da McKinsey, 72% das empresas ao redor do mundo já aderiram a Inteligência Artificial (IA) às suas atividades em 2024, o que representa um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. O dado reforça que as organizações vêm buscando cada vez mais desenvolver esse recurso tecnológico para se diferenciarem da concorrência e se adaptarem a um mercado extremamente dinâmico.
De acordo com Tavane Gurdos, Diretora Geral da Alura Para Empresas, solução corporativa de educação em tecnologia, investir no aprimoramento da IA é essencial para as companhias que querem impulsionar a inovação. “A combinação de IA com profissionais preparados potencializa novas oportunidades de crescimento”, diz.
Para detalhar mais sobre a trajetória da IA nas empresas, a executiva listou os 5 principais avanços desta tecnologia nos negócios. Confira:
1. Automação de tarefas
Automatizar atividades mecânicas e de baixo valor agregado é um dos principais benefícios da IA para as empresas. Tavane ressalta que, ao delegar essas tarefas para as máquinas, as pessoas colaboradoras podem se dedicar a funções mais estratégicas e criativas, aumentando a sua produtividade e engajamento.
“A IA promove a automação, que além de minimizar a ocorrência de erros, libera os colaboradores de tarefas repetitivas, abrindo espaço para que se dediquem à resolução de problemas complexos e à tomada de decisões estratégicas”, comenta.
2. Análise de dados e insights
A capacidade da IA de analisar grandes volumes de dados em tempo real e gerar insights valiosos é outro forte diferencial competitivo. Com isso, é possível identificar padrões e tendências, o que, por sua vez, auxilia as lideranças a tomarem decisões melhores.
“Diversas empresas já utilizam dados para tomada de decisão e cada vez mais, a IA pode potencializar esse uso em diferentes áreas. A cultura de dados é um dos primeiros passos nessa jornada. O RH, por exemplo, pode utilizar a ferramenta para apoiar no desenho das competências que precisam ser desenvolvidas a partir dos dados da empresa. E até mesmo pode extrair, do uso da IA, a indicação dos conteúdos mais apropriados conforme os seus objetivos”.
3. Personalização da experiência do cliente
Personalizar as jornadas dos clientes também é uma das principais tendências do mercado de IA. Essa vantagem garante que as empresas proporcionem um atendimento personalizado. “Na Alura, por exemplo, temos a Luri, que é a Inteligência Artificial que acompanha o estudante na sua jornada, auxilia em exercícios, dúvidas e indicações de conteúdos, personalizando a experiência do aprendizado”, comenta Tavane.
4. Otimização de operações
Uma projeção da Bloomberg Intelligence (BI) revela que o mercado de IAs Generativas atingirá US$ 1,3 trilhão até 2032. Isso mostra o quanto as ferramentas desta categoria de IA são essenciais para ajudar as pessoas colaboradoras a criar conteúdos como textos e imagens com rapidez, acelerando o cumprimento de demandas.
Tavane enfatiza que essa vantagem torna o dia a dia das empresas mais eficiente e ágil. A executiva cita o exemplo da automação e personalização de campanhas e estratégias de marketing, tornando a comunicação mais personalizada e efetiva para quem é impactado.
5. Desenvolvimento de novos produtos e serviços
Por fim, a IA também está desempenhando um papel fundamental na criação de novos produtos e serviços. Ao analisar dados sobre as especificidades de cada setor, a tecnologia passou a contribuir para as empresas desenvolverem soluções e modelos de negócio inéditos no mercado.
“O setor financeiro é uma grande prova de como a IA está remodelando portfólios inteiros”, exemplifica Tavane “Muitas fintechs conseguiram democratizar o acesso aos serviços desse mercado e permitir que as pessoas tomem decisões de investimento mais assertivas, melhorando os processos de gestão”, conclui.