Google Aprimora as Passkeys: uma Visão Rumo a um Futuro sem Senhas

Chaves de Acesso ou Passkeys: O Futuro Online sem Senhas se Torna Realidade

No Mês da Conscientização sobre Cibersegurança, o Google anunciou uma mudança significativa: agora, todos os usuários de Android podem configurar as chaves de acesso (passkeys) por padrão. Essa inovação é mais um passo da empresa rumo a um futuro online mais seguro e livre de senhas.

As chaves de acesso são uma alternativa prática e segura para as tradicionais senhas em sites e aplicativos. Utilizando métodos como impressão digital, reconhecimento facial ou PIN de bloqueio de tela, essa tecnologia proporciona uma maneira mais eficaz de autenticar o usuário em contas Google. A novidade é que, a partir de agora, quando um usuário fizer login em sua conta, receberá uma solicitação para configurar uma chave de acesso, simplificando e aprimorando a segurança dos futuros logins. Claro, o usuário tem a opção de ignorar essa mensagem e continuar a utilizar sua senha, caso prefira.

O especialista em segurança do Google, Christiaan Brand, ressalta a importância das chaves de acesso: “Elas autenticam que você está em posse do seu dispositivo e que é você quem está acessando sua conta. É um sistema de confiança zero, que constantemente verifica a autenticidade do usuário. Isso não só é mais seguro, mas também mais simples para as pessoas.”

Cada vez mais, sites e e-commerces de diferentes tipos e tamanhos estão adotando as chaves de acesso, visando aprimorar a experiência e a segurança online dos usuários. Grandes empresas, como o Uber, já implementaram essa solução com sucesso. Ramsin Betyousef, Diretor Sênior de Engenharia do Uber, afirma: “No Uber, estamos constantemente em busca de criar experiências incríveis sem comprometer a segurança dos usuários. As chaves de acesso simplificam a experiência do usuário, tornam o serviço mais acessível e, ao mesmo tempo, reforçam a segurança ao reduzir a dependência de senhas tradicionais. No final das contas, isso é uma vitória tanto para o Uber quanto para nossos clientes. Vimos excelentes resultados com o lançamento desse produto em nossos aplicativos e incentivamos todos os usuários a adotá-lo.”

Para aqueles que ainda não experimentaram as chaves de acesso, o Google preparou um tutorial composto por 9 passos simples, que explica como configurar essa tecnologia em uma conta Google. Para conferir o tutorial, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com