MR70X e MR30G: roteadores da Mercusys

MR70X e MR30G: roteadores da Mercusys trazem soluções de configuração para provedores de internet. Equipados com as funcionalidades do Agile Config e do protocolo TR-069, garantindo opções versáteis de gerenciamento para ISPs

Os provedores de acesso à internet, mais conhecidos pela sigla ISPs (do inglês, Internet Service Providers), têm se consolidado como os principais responsáveis por fornecer serviços de banda larga aos pequenos e médios municípios brasileiros, contribuindo de maneira bastante significativa para a inclusão digital de um número cada vez maior de pessoas. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os ISPs já somam mais de 10 mil empresas no Brasil.

Números da consultoria Teleco e da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), por sua vez, dão conta de que esses provedores regionais fecharam o ano de 2021 com receita em torno dos R$ 20 bilhões, quantia que representa cerca de 0,3% de todo o PIB nacional. 

Em meio a esse cenário de consolidação do mercado ISP no país, a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, apresenta novas soluções para o segmento de provedores, implementadas nos roteadores Mercusys MR70X e MR30G. Os modelos foram equipados com as funcionalidades do Agile Config, que permite configuração em massa de dispositivos de rede, e do protocolo TR-069, que traz opções versáteis de gerenciamento, facilitando o fornecimento de manutenção remota para os produtos vendidos pelos ISPs. 

Abaixo, saiba mais sobre os roteadores Mercusys MR70X e MR30G e conheça os principais benefícios oferecidos pelas ferramentas do Agile Config e pelo protocolo TR-069:

Mercusys MR70X. Crédito: Imagem Mercusys

Equipado com Wi-Fi 6, o Mercusys MR70X atinge velocidades de até 1,8 Gbps (1201 Mbps em 5 GHz e 574 Mbps em 2,4 GHz), o que o torna ideal para atividades diárias mais exigentes, incluindo streamings, jogos online e videochamadas. Com os recursos OFDMA e MU-MIMO, o roteador ainda permite a transmissão simultânea de dados de e para vários dispositivos, além de contar com o direcionamento de sinal Wi-Fi para os aparelhos que estão consumindo mais dados, por meio da tecnologia Beamforming. 

O Mercusys MR70X conta ainda com o mais recente protocolo de segurança WPA3, que fornece proteção Wi-Fi abrangente contra invasões de rede e vazamentos de dados. Outro diferencial do dispositivo está na tecnologia BSS Color, que ajuda a minimizar a interferência de sinais vizinhos, melhorando a eficiência da transmissão, bem como no Smart Connect, que combina as bandas de 2,4 GHz e 5GHz em um único SSDI Wi-Fi, ajudando os equipamentos conectados a escolherem de forma inteligente a melhor banda disponível, com sinal mais forte e velocidade mais rápida, a fim de evitar interrupções no fornecimento de sinal.

Mercusys MR30G

Mercusys MR30G. Crédito: Imagens Mercusys

Com capacidade para alcançar velocidades de até 1,2 Gbps (867 Mbps em 5GHz e 300 Mbps em 2,4 GHz), o Mercusys MR30G fornece conexões rápidas e sem atrasos, além de grande cobertura de sinal, graças às suas quatro antenas externas de alto ganho, com 5 dBi. O roteador conta ainda com a tecnologia Beamforming, que localiza automaticamente os dispositivos wireless, enviando sinais mais fortes e estáveis para todos os cantos da casa do cliente. 

O recurso MU-MIMO também garante maior eficiência à rede, já que permite que Mercusys MR30G se comunique com diversos dispositivos ao mesmo tempo, otimizando a distribuição de sinal e proporcionando velocidades de conexão mais rápidas que a dos roteadores com padrão AC. 

Outro diferencial do produto são suas portas Full Gigabit, que possibilitam ao usuário aproveitar ao máximo seu acesso à Internet, transferindo dados em alta velocidade e obtendo o melhor desempenho possível. Segundo explica Alexandre Nogueira: “O cliente tem a opção de conectar, via cabo, seus PCs, IPTVs e consoles de videogames às portas gigabit do Mercusys MR30G e, assim, transferir dados em velocidades até dez vezes mais rápidas do que as das portas Ethernet”.

Agile Config

Presente tanto no Mercusys MR70X quanto no MR30G, o Agile Config é uma ferramenta permite que os provedores de internet (ISPs) customizem em lote as configurações individuais dos clientes, como senha e SSID, para cada dispositivo, atendendo às necessidades de eficiência e flexibilidade. Com o Agile Config é possível efetuar a configuração personalizada do ISP como padrão para todos os dispositivos. Assim, a configuração permanecerá quando os clientes restaurarem seus respectivos dispositivos com o botão “reset”, reduzindo custos operacionais e taxas de manutenção. 

Além disso, é possível alterar qualquer configuração em um painel de gerenciamento e torná-lo um modelo de implantação. Com isso, o provedor poderá até mesmo alterar o logotipo e o favicon nesse painel, a fim de obter uma personalização detalhada. 

Outro destaque do Agile Config é sua fácil configuração, que se resume a quatro passos: preparar um computador e um switch; baixar e instalar o software Agile Config; gerar arquivos de configuração, com configurações personalizadas do ISP; e, por fim, importar os arquivos de configuração, para que, em seguida, o dispositivo seja atualizado em massa, automaticamente.

TR-069

Compatível com os modelos MR70X e MR30G da Mercusys, o TR-069, também conhecido como CWMP (CPE WAN Management Protocol), é uma especificação técnica que oferece gerenciamento remoto estruturado para equipamentos nas instalações do cliente (CPEs — do inglês, “Customer Premises Equipments”). Ele utiliza o protocolo XML/SOAP para enviar mensagens entre o Auto-Configuration Server (ACS) e o CPE, facilitando a manutenção. 

Conforme explica Alexandre Nogueira, o TR-069 também simplifica o processo de implementação de novas funções para seus clientes: “Os provedores podem identificar a versão do firmware no CPE por meio do ACS e implementar atualizações simultaneamente. Além disso, o TR-069 fornece soluções para ISPs monitorarem o status e o desempenho da rede de seus CPEs, evitando vazamentos no sistema”. 

Com o TR-069, os provedores ainda podem localizar e solucionar problemas cruciais do CPE de maneira remota, reduzindo a necessidade de visitas de engenheiros à casa ou ao estabelecimento do cliente — o que permite otimizar tempo e reduzir custos operacionais. Por fim, ao gerenciar diversos dispositivos conectados, o TR-069 também é capaz de fornecer soluções de agrupamento, possibilitando que os ISPs organizem por conta própria o CPE.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com