Segundo dados do Distrito, em 2021 o volume de capital de risco investido em startups com modelo de negócios SaaS correspondeu a aproximadamente 48% do volume total de investimentos aplicados no ecossistema de inovação e tecnologia no Brasil. Em 2017, quatro anos antes, essa porcentagem foi de 38%.
Desenvolvidas para solucionar dores de departamentos como RH, finanças, vendas, entre outros, elas dão mais autonomia para quem usa e além de disponibilizar dados para futuros insights de aprimoramento.
Pensando nisso, separamos 6 plataformas que atuam no modelo SaaS – Software As a Service – e tem auxiliado empresas a solucionar e agilizar processos em diferentes áreas.
Confira abaixo:
Escala:
Com modelo de assinatura mensal ou anual, baseado no número de usuários contratados pelo cliente, a plataforma SaaS oferecida pela HRTech Escala, é uma solução completa que aumenta a transparência da gestão e agiliza a elaboração de escalas de trabalho e a reserva de lugares no escritório. Além disso, não necessita de qualquer instalação ou comprometimento das firmas contratantes com servidores e manutenção, dado que a solução funciona na nuvem. Assim, integram com os principais programas ERP e soluções de ponto do mercado.
Para as empresas que buscam facilitar sua gestão, os SaaS têm sido importantes aliados. Com eles, os usuários não têm que se preocupar com manutenção, pois os aplicativos são fáceis de serem acessados e atualizados, e não há necessidade de aumentar o hardware e nem largura de banda de acordo com o crescimento da base de usuários.
Disponível em plataforma digital e em versão mobile, o Escala conta com mais de 130 mil usuários e já impactou mais de 250 empresas, entre elas estão JSL, Amil, Luft, James Delivery, Unimed FESP e Hospital Santa Catarina.
Minds Digital:
Liderados por profissionais com uma grande bagagem no mercado, a Minds Digital é uma IDtech especializada em biometria de voz, que utiliza inteligência artificial para identificar padrões de comportamentos suspeitos em tempo real e diminuir os riscos em operações que envolvem autenticação por voz. A empresa possui uma solução SaaS com precificação em moeda nacional e por chamadas à API. Quanto maior é o consumo, menor é o custo por requisição. Com isso, conseguem personalizar o atendimento de acordo com o tamanho do cliente, tornando a biometria de voz muito mais acessível a empresas de diversos portes. Além disso, a Minds já conseguiu prevenir mais de R$15 milhões em fraudes bancárias e tem contribuído cada vez mais com o ecossistema antifraude.
RoutEasy:
Durante a pandemia, junto com a alta do setor de logísticas de entregas, cresceu também o transporte de carga no país em 38% no primeiro quadrimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M. Atuante no setor, a RoutEasy é uma startup de logística que oferece soluções de otimização, gestão e orquestração de entregas.
Utilizando inteligência artificial e machine learning, a empresa desenvolveu um SaaS (Software as a Service) que permite economia de até 40% a seus mais de 350 clientes de diversos setores e tamanhos. A solução conta com algoritmo genético, plataforma de roteirização em nuvem e torre de controle com gestão em tempo real. Nesse sentido, a inteligência artificial entra para otimizar e integrar processos, atribuindo maior produtividade e menor custo de entrega, além da garantia da qualidade do serviço que chega ao consumidor final.
A RoutEasy também desenvolveu o Maestro, solução que possibilita same-day delivery para marcas com muita demanda de entrega de produtos diferentes presentes em diversos hubs de distribuição. Ao automatizar em 100% o fluxo de trabalho do processo de entrega, o Maestro orquestra a logística e aumenta a performance de custo.
Pontomais
A Pontomais, plataforma SaaS líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs, é uma HRTech que proporciona, por meio de tecnologia em tempo real, um sistema que acompanha rotinas como jornada de trabalho, horas extras e folha de pagamento, além de gerar diversos relatórios dos colaboradores para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.
Pensando na necessidade do mercado de RH de encontrar sistemas que ofereçam em uma única plataforma, transparência, segurança de dados pessoais, análise e processamento de dados, integração de gestão e informações de colaboradores em diferentes modelos de trabalho, a startup desenvolve um sistema tecnológico repleto de soluções para o registro de jornada online em tempo real, que se somam e se integram aos tradicionais relógios de ponto offline. Com isso, ela traz para o mercado o conceito de “hub de batida de ponto”, ou seja, um sistema completo, capaz de atender às diversas necessidades de empresas de todos os portes quando o assunto é RH.
Paketá
A Paketá é uma fintech que faz a gestão e concessão de crédito. Além disso, a fintech disponibiliza aos seus clientes, que vão desde bancos a supermercados, uma tecnologia exclusiva no modelo SaaS para auxiliar na forma correta do uso do crédito sustentável. Também apresentam uma parceria com bancos para facilitar na gestão do crédito sustentável e aumentar o alcance para os colaboradores atendidos.
A tecnologia exclusiva da fintech é do modelo serverless com o uso de open API’s, ressaltando que a Paketá preza por uma plataforma fácil e eficiente, utilizando de recursos exclusivos.
Nethone
A Nethone é uma empresa SaaS de prevenção de fraudes financeiras que foi fundada na Polônia em 2016 e chegou ao Brasil no final do ano passado com a missão de oferecer aos comerciantes e fintechs uma poderosa ferramenta de combate a crimes virtuais. A Nethone oferece ao mercado uma solução que consegue identificar até mesmo fraudes sintéticas – modelo de crime em que a tecnologia é usada para criar perfis aparentemente reais e altamente detalhados de consumidores.
Analisando as impressões digitais e a biometria comportamental de cada usuário em tempo real, o sistema da Nethone impede com sucesso 95.3% de tentativas de roubo de contas (ATO – account takeover), ameaça cibernética que tem crescido em uma velocidade alarmante. Além do ATO, a Nethone tem tido sucesso em combate a fraude em aplicativos financeiros e de pagamento, com uma precisão de detecção acima da média de mercado e abordagem proativa, isto é, os engenheiros da Nethone observam o lançamento de ferramentas de fraudes e fazem engenharia reversa, preparando a ferramenta para ataques ainda não conhecidos, por exemplo, quando dados são vazados na Deep/Dark Web. A Nethone desenvolveu uma solução proprietária chamada “Know Your Users – KYU™” (conheça seus usuários), que se baseia em inteligência artificial e machine learning e permite a análise de mais de 5.500 características de impressões digitais e a biometria comportamental dos usuários das plataformas onde são realizadas as transações financeiras em tempo real.
A plataforma também proporciona recomendações para as empresas de empréstimo online na classificação de crédito, indicando quando aceitar, rejeitar e analisar transações, com base em uma longa lista de fatores, o que ajuda a otimizar as decisões comerciais. Os fraudadores e usuários suspeitos são detectados e sinalizados antes mesmo de tentarem cometer o crime.