Honda SENSING 360 começará na China em 2022 e será expandida globalmente
O novo Honda SENSING 360, sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor, que remove os pontos cegos ao redor do veículo e contribui para evitar colisões e reduzir a carga do motorista durante a direção. Aprimorado a partir do sistema anterior, o Honda SENSING 360 apresenta uma faixa de detecção expandida, que inclui não apenas a frente e a traseira do automóvel, mas também a área no entorno, de forma omnidirecional.
A aplicação do Honda SENSING 360 terá início em 2022 com um produto automotivo introduzido no mercado chinês. A Honda se esforçará para expandir a aplicação a todos os modelos que estarão à venda nos principais mercados até 2030.
Buscando uma sociedade livre de acidentes de trânsito para todos, representada pelo slogan global de segurança “Safety for Everyone” (Segurança para Todos), a Honda tem buscado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de segurança da perspectiva de hardware e software. Desde a sua introdução em 2014, o sistema de segurança avançada e assistência ao condutor Honda SENSING*1 tem avançado ainda mais em suas funções, expandindo sua aplicação para modelos de produção em massa globalmente e apoiando os clientes Honda em uma variedade de situações de direção.
O Honda SENSING 360 efetivou a detecção de 360 graus adicionando um total de cinco unidades de um radar de ondas milimétricas na frente e em cada canto do veículo, além da câmera monocular que é usada pelo atual Honda SENSING. Esta faixa de detecção ampliada cobre pontos cegos ao redor do veículo que são difíceis para o motorista verificar visualmente e contribui para evitar colisões com outros veículos e pedestres, bem como uma redução da carga do motorista relacionada à direção. Para o desenvolvimento do Honda SENSING 360, a Honda utilizou os conhecimentos e habilidades acumulados por meio da pesquisa e do desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma de nível 3.
A Honda está se esforçando para zerar o número de colisões fatais no trânsito envolvendo motocicletas e automóveis Honda em todo o mundo até 2050. Ao mesmo tempo em que aproveita os pontos fortes exclusivos de uma empresa que tem negócios de motocicletas e automóveis, a Honda continuará seus esforços sinceros para desempenhar um papel de liderança na concretização de uma sociedade livre de acidentes de trânsito.
Principais características do Honda SENSING 360
• Avanço do Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS)
Ao virar à direita ou à esquerda em um cruzamento em uma via, quando o sistema detecta outros veículos ou pedestres e reconhece o risco de uma colisão, o Sistema de Frenagem para Mitigação de Colisão (CMBS) entra em ação. A partir de um avanço do CMBS do atual Honda SENSING, o CMBS para Honda SENSING 360 tem uma faixa mais ampla de detecção que é expandida da frente do veículo para incluir todas as direções ao seu redor. Isso permite que o sistema ajude o motorista a evitar e mitigar uma colisão com outro veículo ou pedestre entrando em um cruzamento ao mesmo tempo de diferentes direções.
• Aviso de tráfego cruzado frontal
Quando o veículo está em baixa velocidade ou partindo de uma parada em um cruzamento em uma rua plana, o sistema notifica o motorista das informações sobre os veículos que estão se aproximando para atravessar o cruzamento pelas laterais e pela frente. Ao reconhecer o risco de colisão com um veículo em travessia, o sistema fornece avisos sonoros e visuais no medidor para alertar o motorista e solicitar ações para evitar colisões.
• Mitigação de colisão de mudança de faixa
Ao fazer uma mudança de faixa, o sistema ajuda a evitar uma colisão com um veículo na faixa adjacente que se aproxima por trás. Quando o sistema reconhece o risco de colisão com um veículo se aproximando do ponto cego atrás do veículo, o sistema fornece avisos sonoros e visuais no painel para alertar o motorista e auxilia na direção para evitar colisões.
• Assistente ativo de mudança de faixa
Ao dirigir com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com a função de Acompanhamento em Baixa Velocidade e o Sistema de Assistência para Manutenção de Faixa (LKAS) ativado, e quando certas condições são atingidas em uma via expressa, o sistema auxilia na direção para a mudança de faixa ao ter as setas ligadas pelo motorista.
• Assistente de velocidade em curvas
Ao fazer uma curva em uma via expressa com o ACC ativado, o sistema prontamente ajusta a velocidade do veículo. Usando uma câmera frontal, o sistema detecta a curvatura da pista antes de atingir a curva e auxilia o motorista a fazê-la de maneira suave.