A van da Ford é a primeira a vir com um modem embarcado para acesso a dados e comandos remotos pelo celular com o aplicativo FordPass. O sistema é capaz de gerar mais de 3.000 alertas de falha no veículo e dar orientações para a sua correção. O aplicativo também permite localizar a Transit a qualquer momento, além de agendar e acompanhar a realização de serviços nas oficinas
A conectividade revolucionou a comunicação pessoal e agora chega ao segmento de veículos comerciais, trazendo um salto de produtividade. A Ford Transit é a primeira van no mercado brasileiro a vir com um modem embarcado de série que permite o acesso a dados e comandos remotos pelo celular com o aplicativo FordPass.
“É uma experiência nova de interação com o veículo”, explica Luciano Driemeier, gerente de Mobilidade e Novos Negócios da Ford.
Além da localização do veículo a qualquer momento, travar e destravar portas remotamente, checar o nível do combustível e a quilometragem, a conectividade embarcada tem outros recursos para aumentar a produtividade. Um deles é o alerta de modos de falha, que pode identificar mais de 3.000 tipos de ocorrência, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa até variações no desempenho do motor.
Se detectar algum problema, o sistema envia um alerta pelo celular indicando o tipo de falha, a sua gravidade e o que é preciso fazer para a correção. “Caso seja um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a Central de Atendimento Ford entra em contato com o cliente proativamente para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução”, diz Driemeier.
O FordPass também dá acesso ao Agenda Ford, que mostra a programação de serviço de todas as concessionárias da rede. O cliente pode escolher o melhor dia e horário para ir à oficina, o box e até o técnico que vai atender o seu veículo, além de acompanhar todas as etapas do serviço pelo aplicativo, de forma 100% digital.
Outra vantagem da conectividade é a agilidade nos canais de atendimento da marca. “Toda vez que o cliente faz um contato com a nossa central ou concessionária, o atendente já tem na tela o histórico e os dados atualizados do seu veículo. É um ganho de tempo importante para quem usa o veículo como ferramenta de trabalho”, completa o executivo.
A Transit de passageiros, ou minibus, também vem de série com uma central multimídia completa, o SYNC Move, com tela de 8 polegadas, comandos de voz e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Ela já traz aplicativos como Waze, Spotify e Zello instalados de série e inclui um botão para acesso direto ao 0800 da Ford com um simples toque na tela, por meio do celular pareado, para informações ou assistência 24 horas.