O sistema operacional iOS passou por uma atualização e Jenny Crook, VP Soluções Mobile da Jellyfish, comenta sobre o tema
“A Apple deu mais um passo para fornecer aos usuários finais transparência e controle sobre sua privacidade. Eles acreditam que a privacidade é um direito humano fundamental e que não exige nenhuma troca. Isso significa que o usuário final deve esperar uma mudança dos serviços ‘freemium’ que estão acostumados a receber, no lugar de mais aplicativos baseados em assinatura.
Além do mais, o iOS 15 é um grande momento para o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). Em primeiro lugar, a forma como as notificações são recebidas mudará. Os usuários podem silenciar todas as notificações com um modo não perturbe ou agrupá-las com base no fato de estarem no trabalho ou não com o novo modo de ‘foco’ da Apple.
As restrições de rastreamento lançadas no iOS 14.5 significavam que o redirecionamento usando anúncios se tornou significativamente mais difícil e muitos anunciantes estavam contando com notificações push para interagir novamente com seus usuários expirados. Essa atualização provavelmente reduzirá a eficácia das notificações e tornará mais desafiador para os profissionais de marketing.
A segunda atualização é a proteção de privacidade de email – a própria VPN da Apple – que protegerá o IP do usuário e limitará a capacidade dos aplicativos de recuperar informações de localização e, se os usuários abrem um e-mail ou não, isso restringirá a capacidade da medição e eficácia do e-mail em campanhas no aplicativo Mail.
Por fim, o relatório de privacidade do aplicativo dará ao usuário uma visão geral de como os aplicativos usam os dados e com que frequência eles acessam a câmera e o microfone do telefone, por exemplo. A Apple está colocando a privacidade no centro da experiência do usuário – só o tempo dirá se isso prova ser um ponto de venda exclusivo ou um passo longe demais que os aplicativos não estão dispostos a atender”.