Lenços umedecidos: história e tecnologia no desenvolvimento

Lenços umedecidos são panos descartáveis ​​usados ​​para limpar a pele sensível dos bebês, são saturados com soluções, desde ingredientes de limpeza suaves a “produtos de limpeza” à base de álcool

Normalmente as embalagens plásticos que mantêm os panos úmidos e facilitam a distribuição contêm uma quantidade que varia entre 42 até 80 ou mais folhas e vêm com mecanismos de distribuição.

Surgimento dos lenços umedecidos

Em meados da década de 50, quando uma quantidade maior de pessoas passaram a viajar e precisavam de uma maneira de se limpar em trânsito, a empresa americana Nice-Pak, criou um pano de papel do tamanho de um guardanapo saturado com um limpador de pele perfumado com o intuito de ajudar a fazer essa higienização pessoal.

A Rockline Industries localizada na cidade de Sheboygan, no estado do Wisconsin nos Estados Unidos e que domina grande parte do mercado de lenços umedecidos de marca própria em vários segmentos no país, foi a primeira a inovar utilizando a tecnologia para criar a primeira embalagem de refil de lenços umedecidos e embalagens pop-up que se tornaram comuns no mercado.

A tecnologia para criar lenços umedecidos não tecidos descartáveis ​​foi desenvolvida no final da década de 1970 e os primeiros lenços umedecidos surgiram no mercado logo depois. Originalmente, devido ao custo do equipamento especializado necessário para produzir esses produtos, os primeiros lenços umedecidos especificamente comercializados como lenços umedecidos,foram o Huggies da Kimberly-Clark e o Pampers da Procter & Gamble, que apareceram no mercado em 1990.

Como a tecnologia para produzir lenços umedecidos evoluiu e se tornou mais acessível, marcas menores começaram a aparecer e na década de 90, a maioria das superlojas americanas como Kmart e Wal-Mart passaram a vender marca própria de lenços umedecidos. Após esse período, houve um boom no setor e muitas marcas locais começaram a fabricar.

Design

Os lenços umedecidos são projetados para serem duráveis ​​o suficiente para tarefas de limpeza pesadas e, ao mesmo tempo, serem descartáveis. O tecido usado para os panos é escolhido com base na durabilidade, custo e absorção. Este tecido é então saturado com uma solução de limpeza projetada para ser suave, mas eficaz.

A embalagem também é um componente importante do design e várias patentes foram concedidas para recipientes feitos especificamente para lenços umedecidos. Esses pacotes são projetados para dispensar facilmente folhas avulsas, mantendo os lenços umedecidos até que estejam prontos para uso.

Toalha Umedecida Cottonbaby Premium Hidratação Intensa possui óleos de origem vegetal

Há lenços umedecidos de qualidade premium são comercializados com as vantagens de serem mais espessos, mais absorventes, com maior elasticidade, hipoalergênicos, sem álcool, com pH balanceado e / ou sem cheiro.

Outro fator que impactou o design de lenços umedecidos é a tendência de produtos naturais. Os comerciantes adicionam rotineiramente uma variedade de ingredientes naturais, como aloe vera e aveia.

Matéria prima

O material utilizado nos lenços umedecidos é um não tecido semelhante ao utilizado em fraldas e toalhas usadas em máquina de secar roupa. Os tecidos tradicionais são feitos entrelaçando fibras de seda, algodão, poliéster, lã e materiais semelhantes para formar uma matriz entrelaçada de laços.

Lenço umedecido é feito de TNT e componentes químicos que evitam bactérias e fungos

Os tecidos não tecidos, por outro lado, são feitos por um processo que prensa uma única folha de material de uma massa de fibras separadas. Nesse processo, são utilizadas fibras, como algodão e rayon, e resinas plásticas como poliéster, polietileno e polipropileno.

Ingredientes de limpeza

Os lenços umedecidos contêm a água como ingrediente principal e serve como transportador e diluente para os outros ingredientes, também contêm detergentes suaves misturados com agentes hidratantes, fragrâncias e conservantes.

Os produtos químicos utilizados não retiram a oleosidade natural da pele e também diminuem o potencial de irritação da pele.

Lenços Umedecidos Huggies Aloe Vera são hipoalergênicos, sem fragrância e a fórmula é 90% à base de água

Umectantes como propilenoglicol e glicerina são adicionados para evitar o ressecamento prematuro da solução e contribuem para a hidratação da pele. Além disso, algumas fórmulas incorporam óleos como óleo mineral, lanolina ou silicones que ajudam a suavizar a pele.

Os espessantes controlam a viscosidade do produto acabado e mantêm a consistência certa.

Outros ingredientes incluem conservantes para garantir que a solução não suporte o crescimento microbiano. A fragrância é geralmente adicionada para ajudar a superar os odores corporais, mas produtos sem fragrância também são oferecidos.

Embalagem

A embalagem usada em lenços umedecidos deve manter os panos livres de contaminação, mas permitir uma distribuição fácil. Também deve evitar que os lenços sequem.

Embalagem plástica ajuda a manter os panos livres de contaminação e permite uma distribuição fácil

Um design comum apresenta uma tampa articulada que permite fácil acesso aos lenços. Esses tubos são produzidos em equipamentos de moldagem por injeção, bombeando plástico de polietileno derretido em um molde de duas partes. A pressão é aplicada ao molde externamente até que o plástico esfrie. Quando o molde é aberto, o recipiente plástico é ejetado e armazenado até que esteja pronto para ser preenchido.

Controle de qualidade

Cada componente usado em lenços umedecidos deve passar por uma série de pontos de verificação de qualidade durante o processo de fabricação.

Embalagem de plástico: deve estar livre de defeitos de molde que possam causar vazamento ou fechamento incorreto.

Tecido não tecido: deve ser formado uniformemente e deve atender aos requisitos específicos de resistência ao rasgo.

Opção de lenço umedecido antisséptico para a higienização das mãos

Solução de limpeza: deve ser exaustivamente testada. Os químicos de desenvolvimento avaliam o produto para garantir que seja estável em armazenamento e não sofrerá nenhuma reação química indesejável.

Fórmula: deve ser testada para garantir que atenda aos requisitos de suavidade. O método mais confiável usado para testar suavidade é conhecido como Human Repeat Insult Patch Test (HRIPT). Neste teste, um ingrediente, ou série de ingredientes, é aplicado a voluntários humanos (geralmente na parte interna do antebraço). A área é então ocluída com um material de patch e o local é avaliado por dermatologistas ou clínicos após um tempo especificado. Qualquer vermelhidão ou irritação recebe um valor numérico e é calculada a média das pontuações de todos os membros do painel. Uma pontuação média baixa, como 0 ou 1, indica que o produto é essencialmente não irritante.

Ingredientes: antes de serem adicionados são analisados ​​para garantir que estão em conformidade com todas as especificações relevantes. Durante a fabricação, cada ingrediente é verificado e pesado antes de ser adicionado ao lote. Em seguida, o lote final é testado novamente para especificações básicas, como pH, viscosidade e conteúdo microbiano.

O futuro dos lenços umedecidos

Tendência do mercado para lenços umedecidos inclina para um tamanho maior e mais econômico
  • Do ponto de vista do marketing, os lenços umedecidos estão em constante evolução.
  • A tendência do mercado está se inclinando para um tamanho maior e mais econômico.
  • Pacotes menores para viagens também estão disponíveis em alguns fabricantes.
  • Do ponto de vista técnico, à medida que os químicos desenvolvem surfactantes novos e aprimorados, as versões futuras dos lenços umedecidos conterão ingredientes de limpeza mais suaves e eficazes. Tendências em fragrâncias e ingredientes apresentados também terão impacto em formulações futuras.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com