5 startups que fazem parte da economia compartilhada

Segundo pesquisa feita em 2018 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nove em cada dez consumidores brasileiros (87%) acreditam que a economia compartilhada é uma prática que vem ganhando mais espaço na vida das pessoas. Já 68% creem que, em até dois anos, podem incorporar esta nova forma de consumir seguindo os pilares da sustentabilidade, com a pretensão de reduzir o uso de recursos naturais e a melhor utilização de produtos e serviços no seu dia a dia. Conheça startups que incentivam o consumo consciente:

TROC – maior brechó online do Brasil, é uma plataforma que conecta pessoas que querem vender e comprar roupas, bolsas, sapatos e acessórios usados das melhores marcas e em perfeito estado. O grande diferencial do brechó 100% online é a curadoria feita sobre os produtos e o volume de opções que oferecem, em média, quatro mil peças que são recebidas por mês. A TROC realiza mensalmente 2.000 pedidos e tem mais de quatro mil “lojinhas” ativas no site.

DRESS & GO – primeiro endereço virtual brasileiro que aluga vestidos de festas assinados por grandes estilistas. A plataforma foi pensada para mulheres que acompanham as tendências e os grandes nomes da moda. Com um closet repleto de modelos incríveis para diferentes ocasiões, o aluguel da roupa é feito de forma rápida e prática. Ao entrar no site, basta escolher o traje de sua preferência que você recebe em casa. Após o uso, o portal fornece uma ferramenta para acionar a devolução da roupa.

BRINCOU TROCOU – site especializado em brinquedos, criado por Daniel Pinho, em 2015, com diversos estilos de jogos, seja quebra-cabeças, instrumentos, entre outros. Para colaborar, é preciso se cadastrar por meio de e-mail e senha ou com o ID do Facebook. Assim, quando o usuário disponibilizar um item no site, ele recebe uma quantidade específica de dinheiro virtual que pode ser utilizado para adquirir objetos de outros cadastrados. Ou seja, envia os brinquedos por correio e ganha moedas para trocar por outros brinquedos. Essa iniciativa ensina sobre o consumo consciente e a economia colaborativa para os pequenos, afinal a maioria das crianças têm muitos brinquedos e estão dispostos a trocá-los por novos, caso sejam incentivados para isto.

LIVRA LIVRO – plataforma que conecta leitores de todo o Brasil com o objetivo de repassar os livros adiante. Para fazer parte desse processo, apenas um cadastro na página do Livra Livro já é o suficiente. A partir dessa etapa, é possível receber e repassar as obras, lembrando que o custo do envio pertence ao remetente. Também existe possibilidade de pagar por planos mais avançados com mensalidades que variam entre R$ 1,99 a R$ 15,99. O site permite ainda receber alertas de livros para troca pelo Facebook e Twitter.

POPSPACE – oferece soluções temporárias em formatos de lojas, quiosques, galerias, cozinhas, entre outros empreendimentos, o que facilita que a ideia de empreendedores saiam do papel. O processo para fazer parte das ações feitas pela startup é bem simples. Basta efetuar um cadastro, onde deverá estar claro os objetivos e tipo do negócio para que uma diária seja cobrada por parte do site. A Popspace está disponível apenas na cidade de São Paulo, mas já existem idéias para levar o serviço para mais estados do Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com