Os benefícios da tecnologia na medicina

Entre os séculos V e XV, durante a Idade Média na Europa as cirurgias eram realizadas apenas em caso de risco à vida, já que os procedimentos não eram seguros. Comumente realizados por barbeiros que utilizavam os instrumentos que usavam durante o trabalho, ou seja, a falta de higiene, infraestrutura e conhecimento imperavam.

A evolução da tecnologia na medicina acabou definindo o aumento da expectativa de vida. O desenvolvimento e utilização dos equipamentos de diagnóstico por imagem (raio X, ultrassonografia e ressonância magnética) passaram a permitir que os médicos investigassem áreas internas do corpo humano de forma não invasiva.

A tecnologia associada a medicina transforma os cuidados com a saúde. Nos tempos modernos, a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial (IA) passaram a interferir diretamente na forma como a medicina é aplicada e transforma a forma como os médicos se relacionam com os pacientes.

A telemedicina, o uso da tecnologia através de um processo avançado de monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames, são um novo modelo de assistência médica a distância que permite que os conhecimentos médicos alcancem mais pacientes.

Como o paciente se conecta com o médico via celular ou PC com câmera/microfone, esse profissional da saúde, alcança parte da população que vive longe dos grandes centros urbanos, ou que esteja separado por quilômetros de distância de especialistas.

A todo momento surgem novidades na saúde e na tecnologia e essa fusão traz transformações que impactam a área, seja desde antes do ensino da profissão, no concurso de medicina, durante o aprendizado, na atuação prática do médico, na prevenção e no tratamento de doenças.

Alguns anos atrás quem imaginaria a possibilidade da emissão de laudos online?

O eHealth, conceito amplo que engloba todas as inovações tecnológicas que impactam a área da saúde. A utilização de recursos tecnológicos permitirão um melhor desenvolvimento no atendimento ao paciente, com agilidade na entrega de exames e resultados, diminuição no tempo de recuperação do paciente, entre outros benefícios.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com