Dicas para uso seguro das redes sociais


Postado em por Veridiana Serpa

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, no Brasil, 77% dos usuários de Internet participam de redes sociais, e a rápida velocidade com que as informações se propagam nesse ambiente, a grande quantidade de pessoas que conseguem atingir e a dificuldade de exclusão e controle sobre o conteúdo divulgado são algumas características inerentes às redes sociais abordadas fascículo Redes Sociais da Cartilha de Segurança para Internet produzido pelo (CERT.br)

Invasão de privacidade, contato com pessoas mal-intencionadas, danos à imagem e à reputação são alguns riscos a que os milhões de usuários de redes sociais no Brasil podem estar expostos o fascículo ganhou uma nova versão com informações atualizadas e mais recomendações de segurança para o acesso às redes sociais.

A calúnia e difamação nas redes sociais podem rapidamente se propagar, jamais serem excluídas e causa grandes incômodos às pessoas envolvidas. Para proteger a privacidade, os usuários devem lembrar que estão em um local público, que tudo que é divulgado pode ser lido ou acessado por qualquer pessoa e principalmente pensar bem antes de divulgar algo, pois não é possível voltar atrás.

Outra recomendação importante é proteger o seu perfil usando conexão segura (HTTPS) ao acessar o site da rede social e habilitar a verificação em duas etapas, sempre que estiver disponível. Esse recurso, que oferece proteção extra para suas contas na Internet e pode prevenir eventuais ataques. Dicas para elaborar senhas, manter seu computador e dispositivos móveis seguros e preservar a privacidade também podem ser conferidas nos demais fascículos.

Crianças e adolescentes

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013, também do Cetic.br, revelou que 79% dos usuários de Internet entre 9 e 17 anos têm perfil nas redes sociais. A importância de respeitar os limites de idade estipulados pelos sites e orientar os filhos é abordada no material. A versão atualizada do fascículo Redes Sociais reserva espaço maior para cuidados que os pais e responsáveis devem tomar para proteger seus filhos.

O fascículo também traz novas recomendações para proteger a vida profissional e da sua empresa.

Mais dicas
Disponível nos formatos PDF e ePub e licenciada sob Creative Commons, a Cartilha de Segurança para Internet (http://cartilha.cert.br) do CERT.br fornece outras recomendações para navegar de forma segura. Além dos fascículos mencionados, há dicas sobre comércio eletrônico, Internet Banking e redes. Acesse: http://cartilha.cert.br/fasciculos

Facebook Comments
Siga-nos & Curta 🙂

Deixe uma resposta