Em futuro totalmente elétrico, carros da Volvo terão origem na mesma plataforma tecnológica

Durante apresentação de resultados em Gotemburgo, Volvo apresenta nova tecnologia para seus modelos

No mês de setembro, a Volvo Cars realizou, em Gotemburgo (Suécia), o Capital Markets Day. O evento foi escolhido como palco para mostrar o que a montadora sueca planeja para o futuro. Com uma nova tecnologia que é considerada um divisor de águas, a Volvo acredita que esta nova visão definirá o futuro da empresa, canalizando todos os esforços de engenharia para a mesma direção: fazer os carros ficarem melhores com o passar do tempo.

Assim como o EX90, a mais recente estréia da marca sueca, todos os veículos da marca serão baseados na mesma central de sistemas, módulos, software e hardware, intitulados central de tecnologia Volvo Cars Superset. 

É uma base tecnológica e de software única que contém todos os módulos e funcionalidades que será utilizada na linha de produtos Volvo a partir de agora. Como um conjunto de tijolos, pode originar produtos arquitetônicos diferentes, cada um dos novos carros será uma seleção, ou um subconjunto, desta tecnologia do Superset, que será continuamente atualizada e melhorada.

Esta abordagem fará com que exista a certeza de que os modelos Volvo vão melhorar com o passar do tempo, enquanto o time de engenharia estará focado em aprimorar esta central paralelamente. Isso significa que o trabalho realizado no EX90 beneficiará diretamente o ES90 e assim sucessivamente – sempre melhorando o carro que já estiver com o cliente.

“A tecnologia Volvo Cars Superset é um divisor de águas: permitirá que todo o nosso esforço de engenharia seja canalizado em uma única direção que servirá de fonte para todos os nossos produtos, em vez de trabalhar em projetos de cada carro especificamente”, afirma Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars. “Nossos engenheiros trabalharão em um superconjunto, melhorando, crescendo e expandindo constantemente suas capacidades e recursos. Isso vai refletir numa melhora significativa de qualidade, maior velocidade de lançamento no mercado e carros continuamente melhores para nossos clientes”, complementa.

Desenvolvimento em circuito fechado

A tecnologia Superset permitirá a Volvo Cars oferecer diferentes produtos como marca e é uma forma representativa de expor a nova visão da montadora de como fabricar carros.

O desenvolvimento é realizado em circuito fechado baseado em dados, conectividade, software e computação central. Esta mudança para a computação central é tão significativa quanto foi a mudança de carros a combustão para veículos elétricos, anos atrás, pois afeta tudo ligado ao sistema elétrico dos carros e os benefícios potenciais são ilimitados.

Com este processo de desenvolvimento em circuito fechado, será possível melhorar infinita e incansavelmente todos os aspectos dos carros, graças à visão em tempo real e às capacidades computacionais avançadas dentro dos modelos Volvo, bem como pelos nossos engenheiros nos nossos centros de desenvolvimento.

Plataforma SPA3 de próxima geração

Um dos principais alicerces de qualquer carro Volvo é a tecnológica elétrica: uma combinação dos mais recentes sistemas de propulsão, elétricos e eletrônicos sobre os quais os modelos são construídos.

A Volvo Cars se coloca em uma posição de ser líder na mobilidade da próxima geração, ao desenvolver uma nova base de tecnologia elétrica, chamada SPA3, que será sustentada pela tecnologia Volvo Cars Superset. O SPA3 será a plataforma utilizada para desenvolver novos produtos totalmente elétricos de maneira mais eficiente.Como anunciado no início de setembro, a Volvo Cars acredita no futuro elétrico, mas vai se adequar às necessidades dos mercados. 

O SPA3 se baseia em muitas tecnologias do SPA2, mas traz diversas atualizações importantes. Como, por exemplo, capacidade de computação central melhorada, permitindo garantir um desempenho superior e melhorar as funcionalidades dos carros. Mas a mudança mais importante é que a arquitetura SPA3 foi construída para ser muito mais escalável do que a anterior.

Isto significa que seria possível desenvolver e construir continuamente carros de todos os tamanhos – maiores que o EX90 e menores que o EX30 – utilizando a mesma base tecnológica. A modularidade e a capacidade de atualização do SPA3 permitirão custos de investimento mais baixos – com menor variação também – em relação às vendas, o que por sua vez deverá levar a um fluxo de caixa futuro mais forte.

Custos de produção mais baixos

Com a arquitetura SPA3 escalável, haverá maior sinergia e mais eficiência tecnológica quando se trata de computação central, baterias, motores elétricos, mega fundição e fabricação modular. Todos estes fatores contribuem para reduzir significativamente os custos de produção de cada veículo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com