GM na CES 2022: apresenta inovações rumo à adoção em massa de veículos elétricos

Em ponto de inflexão da indústria, GM prevê alcançar a liderança em participação de mercado de EV nos EUA e anuncia a expansão de seu portfólio de veículos e novos negócios em mobilidade

A presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, em palestra virtual na CES 2022, detalhou as mudanças que estão vindo à medida em que a sociedade se move rumo à adoção em massa de veículos elétricos. A GM está se transformando de produtora de veículos para uma empresa de plataformas de inovação.

“A tecnologia impulsionada por propósito mudará o mundo”, disse Deborah Wahl, diretora de marketing global da GM. “A GM está redefinindo como as pessoas e as mercadorias são transportadas. Nosso compromisso com uma visão de mundo com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, nos colocou na posição de liderar esse processo. À medida que implementamos nossa estratégia de crescimento, temos a oportunidade e a obrigação de criar um futuro melhor para as próximas gerações. Esse é o efeito Ultium.”

A mensagem “Ultium Effect” da GM orienta a experiência virtual da empresa na CES, acessível pelo link. O site mostra as ondas de mudança que começaram com a introdução da plataforma Ultium EV da GM no início de 2020. A Ultium, que foi recentemente reconhecida pela Fast Company como “a próxima coisa importante na tecnologia em 2021”, é a base de veículos como a picape GMC HUMMER EV Edição 1 e o BrightDrop EV600, que foram entregues aos primeiros clientes no final do ano passado, bem como o Cadillac LYRIQ, cujas entregas começarão neste ano.

A atração principal da GM na CES 2022 é a apresentação da Chevrolet Silverado EV, que foi completamente desenvolvida a partir do zero e que utiliza a mais recente tecnologia Ultium, própria para veículos elétricos. Prevista para chegar ao mercado norte-americano em 2023, a picape será comercializada em duas versões RST e WT, esta voltada para frotistas. Ambas, no entanto, oferecem uma combinação inédita e impressionante de desempenho, robustez, tecnologia e estilo. A Silverado EV oferecerá uma autonomia estimada de mais de 640 quilômetros com uma carga completa, capacidade para fornecer energia até para carregar outros EVs, esterçamento e tração nas quatro rodas, teto panorâmico, sistema que expande a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, multimídia de 17 polegadas e sistema de atualização remota de sistemas eletrônicos (over the air).

Confira outras notícias apresentadas na CES:

  • O plano da GM para alcançar a liderança em participação de mercado de EV nos EUA, além da Chevrolet Silverado EV, incluirá o Chevrolet Equinox EV SUV com um preço estimado a partir de 30.000 dólares nos EUA, assim como o Chevrolet Blazer EV. Esses três produtos colocarão os EVs da Chevrolet nos dois maiores segmentos da indústria e em um dos segmentos de crescimento mais rápido nos EUA.
  • A GM está trabalhando para construir um movimento EV além de seu negócio de varejo através do ecossistema BrightDrop, da Chevrolet Silverado EV Work Truck e de vendas de componentes para veículos comerciais e recreativos. Os clientes frotistas incluem FedEx e Walmart (BrightDrop EV 600), bem como Enterprise e Quanta (Chevrolet Silverado EV).
  • Com o suporte do portfólio de EVs da marca Chevrolet em rápida expansão, a GM pretende ser líder em veículos elétricos. Somente com o seu portfólio de EVs atual e com os próximos lançamentos anunciados — incluindo vans elétricas BrightDrop, Chevrolet Silverado EV, Equinox EV, Blazer EV, Bolt EV e EUV, junto com GMC Sierra EV, GMC HUMMER EVs e Cadillac LYRIQ e CELESTIQ — a GM acredita que nenhuma outra montadora hoje pode se comparar ao alcance do crescente portfólio totalmente elétrico da GM.
  • A GM e sua subsidiária Cruise estão buscando um caminho abrangente para a mobilidade autônoma com o objetivo de entregar o primeiro veículo autônomo pessoal da General Motors já em meados desta década.
  • O trabalho contínuo da GM e da Cruise em conjunto criará economias de escala que reduzirão os custos e aumentarão a qualidade das redes de compartilhamento e entrega da Cruise, ao mesmo tempo em que os veículos autônomos irão gerar impactos positivos para um público maior.
  • O Super Cruise estará disponível em 22 modelos das marcas GM até 2023, enquanto o Ultra Cruise, que permitirá uma experiência completa de direção sem as mãos, entra em produção em 2023. O sedã Cadillac CELESTIQ baseado na plataforma Ultium, estará entre os primeiros modelos a serem equipados com esta tecnologia.
  • A GM será a primeira empresa a usar a plataforma Snapdragon Ride™ da Qualcomm Technologies para tecnologia avançada de assistência ao motorista, com software desenvolvido internamente pela GM. Co-desenvolvida pela GM e pela Qualcomm para o Ultra Cruise, a nova arquitetura de computação terá a capacidade de processamento de várias centenas de computadores pessoais, apesar de ter apenas o tamanho de dois laptops empilhados.
  • Expansão do portfólio conceitual da Cadillac com os veículos autônomos InnerSpace e OpenSpace. Estes dois novos conceitos se baseiam no veículo vertical de decolagem e aterrissagem PersonalSpace e no veículo autônomo pessoal SocialSpace apresentado na CES no ano passado e, juntos, os quatro ilustram um futuro potencial para viagens multimodais de luxo quando a plataforma Ultium EV e o software Ultifi da GM são combinadas com tecnologia de direção autônoma.
  • Novos exemplos de possíveis experiências do cliente habilitadas pelo Ultifi, plataforma de software veicular ponta a ponta da GM que permite a entrega frequente e contínua de recursos definidos por software, serviços e experiências de propriedade. Isso inclui o “Modo de potência máxima”, que recalibra veículos elétricos para aceleração mais rápida; “Escolha seu próprio modo de aventura”, que cria uma caça ao tesouro para descobrir lojas, restaurantes ou pontos de referência e o “Modo Planetário”, que usa o GPS de um veículo para projetar constelações próximas nas telas dos veículos.

“Estamos testemunhando o que é possível quando inovadores e solucionadores de problemas abraçam a oportunidade de mudar o mundo, sabendo que têm as ferramentas e a tecnologia para fazer exatamente isso”, afirmou Wahl. “Com essa capacidade, vem a responsabilidade de usá-la. A plataforma Ultium da GM significa que não precisamos mais imaginar um futuro com emissão zero; podemos começar a construí-lo.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com