A Volvo Cars firmou em 2017 o compromisso de que todos os lançamentos a partir de 2019 serão de veículos híbridos leves, híbridos plug-in ou 100% elétricos, a empresa planeja vender, até 2025, 50% de seus modelos dotados com essa tecnologia.
A estratégia posiciona a fabricante sueca como um poderoso participante na China, o maior mercado mundial de carros elétricos e o governo chinês deseja que esses automóveis respondam por mais de 20% das vendas anuais de carros no país até 2025, o que equivale a mais de sete milhões de veículos.
Atualmente, a Volvo Cars produz o S90 e o S90L T8 na China. No final de abril marcou o início da produção do XC60 T8 na Ásia, e em breve, as três fábricas da marca no país – Lugiao, Chengdu e Daqing – produzirão carros plug-in híbridos ou elétricos a bateria.
A Volvo Cars participou do Salão do Automóvel de Pequim reforçando visualmente a posição como líder do setor em eletrificação, com todos os carros em exibição conectados e pela primeira vez, participou da mostra automotiva apenas com veículos híbridos plug-in exibindo no estande seus três SUVs: o XC90, o XC60 e o novo XC40, que contou ainda com a primeira aparição pública de sua versão híbrida plug-in T5.
Eleito Carro do Ano Europeu de 2018, o XC40 acumula mais de 60 mil pedidos em todo o mundo desde seu lançamento, no final de 2017, embora a Volvo Cars ainda não comercialize o modelo na China.
A China é o maior mercado individual da Volvo Cars e, este ano, apresentou um acréscimo de vendas de 23,3% no primeiro trimestre, contribuindo para o crescimento de 14% nas vendas globais do primeiro trimestre da empresa. As vendas de carros da Volvo no país asiático em 2017 superaram 100 mil unidades pela primeira vez.