A Jeep em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, ONG brasileira que atua há 30 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país, acaba de criar o Vigilant Wallpapers, que traz imagens em tempo real de algumas localizações dos 8% de mata nativa ainda restante. A ideia principal é criar um alerta e abrir o debate sobre as ameaças que acontecem diariamente nos parques e reservas, convidando a sociedade para participar ativamente, vigiando as áreas de principal risco por meio de seu computador, smartphone ou tablet.
O projeto-piloto teve início no Rio de Janeiro e deve se estendido para outras reservas do país. As câmeras utilizadas são autossuficientes e movidas a energia solar, funcionando 24 horas por dia, sete dias da semana, e transmitem imagens com geolocalização via streaming. Para não interferir na fauna e na flora as câmeras foram camufladas em formato de tronco, ninho e pedra.
A Fundação SOS Mata Atlântica monitora o desmatamento, a qualidade da água e realiza a restauração da Mata Atlântica – já plantou mais de 36 milhões de mudas nativas, trabalha pela proteção do mar e da costa, com políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, faz campanhas sobre o meio ambiente e apoia reservas e unidades de conservação. Todas as ações da SOS contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Para mais informações sobre a atuação da ONG, acesse www.sosma.org.br. Para mapas interativos e gráficos sobre as áreas remanescentes de Mata Atlântica no país, acesse: http://aquitemmata.org.br
O Vigilant Wallpapers Jeep é compatível com sistema Android e Windows.