IBM Sovereign Core: novo software para atender à crescente demanda por soberania digital

Desenvolvido especificamente para permitir que organizações implantem seus próprios ambientes seguros, em conformidade e automatizados para cargas de trabalho soberanas preparadas para IA

A IBM anunciou o IBM Sovereign Core, o primeiro software do setor com capacidade soberana e desenvolvido para IA, voltado para que empresas, governos e provedores de serviços construírem, implantarem e gerenciarem ambientes soberanos prontos para IA.

Organizações em todo o mundo enfrentam uma necessidade crescente de exercer controle sobre sua infraestrutura tecnológica. Impulsionadas por requisitos regulatórios em evolução e pela necessidade de governança auditável, empresas e governos buscam ambientes autogerenciados para que mantenham autoridade operacional completa – especialmente à medida que implantam cargas de trabalho de IA ampliando o foco com o tema da soberania.

A soberania digital vai além da residência dos dados. Ela abrange quem opera e controla o ambiente tecnológico, como os dados são acessados e governados, onde as cargas de trabalho são executadas e sob qual jurisdição os modelos de IA rodam. No entanto, a maioria das organizações não possui um destino para migrar, modernizar e re-hospedar aplicativos sob controle soberano, incluindo aqueles que incorporarão recursos de IA e terão capacidade de relatórios contínuos de conformidade.

Segundo o Gartner®, mais de 75% das empresas terão uma estratégia de soberania digital até 2030, muitas vezes baseada em nuvem soberana.

“As empresas enfrentam uma pressão crescente para inovar enquanto atendem a requisitos regulatórios cada vez mais rigorosos e reconhecem a importância de controlar como dados sensíveis e cargas de trabalho de IA são acessados e operados”, disse Priya Srinivasan, gerente geral de Produtos de Software da IBM. “Essa mudança está criando uma necessidade urgente de soluções soberanas que ofereçam ambientes preparados para IA. Com o IBM Sovereign Core, estamos ajudando os clientes a avançar com rapidez e confiança – combinando conformidade e autonomia operacional para atender às demandas da era da IA, sem sacrificar os requisitos de soberania.”

Soberania como Fundamento de Software

O IBM Sovereign Core ajudará os clientes a alcançar soberania verificável e controle operacional total. É um software desenvolvido especificamente para construir, implantar e gerenciar cargas de trabalho nativas em nuvem e de IA sob a própria autoridade da organização, dentro das jurisdições escolhidas, baseado na fundação open source da Red Hat. Diferente das abordagens que agregam camadas de controle de soberania sobre arquiteturas existentes, o Sovereign Core torna a soberania uma propriedade inerente do próprio software.

As organizações podem obter:

  • Identidade e chaves dentro da jurisdição: Toda autenticação, autorização, chaves de criptografia e gestão de acesso permanecem dentro dos limites jurisdicionais sob controle do cliente.
  • Conformidade contínua e evidências automatizadas: Dados operacionais abrangentes, telemetria do sistema e trilhas de auditoria são gerados, armazenados e gerenciados dentro do limite soberano, incluindo identidade automatizada.
  • Inferência de IA governada: Implantação e hospedagem de modelos de IA, clusters locais de GPU, execução local de inferência e operações de agentes ocorrem sob governança local, com rastreabilidade e supervisão, sem exportar dados para provedores externos.
  • Facilidade de implantação: Entrega de soberania em escala com consistência e flexibilidade, permitindo que as organizações configurem ambientes isolados com recursos de multitenancy incorporados em poucos dias, com liberdade de escolha de hardware e infraestrutura.


 “A conversa sobre IA soberana tem se concentrado na residência dos dados, mas isso é apenas parte da equação”, disse Sanjeev Mohan, principal da SanjMo. “O IBM Sovereign Core aborda a questão mais complexa: quem controla o sistema e você consegue provar isso aos reguladores? A IBM adota uma abordagem holística que abrange dados, operações, tecnologia e garantia, com monitoramento contínuo. À medida que a IA entra em produção, esse tipo de responsabilidade contínua torna-se inegociável.”

“A IA está acelerando o ritmo em que as questões de soberania passam da teoria para as operações diárias”, disse Erik Fish, diretor de Geotecnologia do Eurasia Group. “À medida que geopolítica, regulamentação e governança de dados convergem cada vez mais, governos e empresas precisam agir demonstrando controle claro sobre dados e infraestrutura críticos. O desafio deixou de ser uma escolha entre abertura e soberania, e passou a ser governar dados, acesso e infraestrutura em meio a restrições regulatórias e geopolíticas crescentes.”

Independência Operacional por Meio da Escolha do Ambiente

Os clientes podem implantar o IBM Sovereign Core no ambiente de sua escolha – seja em data centers locais, em infraestrutura de nuvem regional suportada ou por meio de provedores de serviços de TI. A IBM está colaborando com provedores de serviços de TI globalmente, começando com um lançamento inicial na Europa com a Cegeka na Bélgica e nos Países Baixos e a Computacenter na Alemanha. Essas parcerias permitem independência operacional local e gestão de conformidade, enquanto capacitam os provedores de serviços de TI a oferecer serviços soberanos diferenciados para empresas que estão se preparando para cargas de trabalho em escala de IA.

“À medida que as organizações enfrentam requisitos regulatórios e de conformidade cada vez mais complexos, vemos uma forte demanda por plataformas digitais e softwares que permitam que dados sensíveis permaneçam dentro de limites controlados e em conformidade”, disse Gaetan Willems, vice-presidente de Cloud & Digital Platforms da Cegeka. “A parceria com a IBM para oferecer uma solução pré-arquitetada em nosso ambiente local nos permite entregar software pronto para empresas, enquanto elas atendem aos padrões de conformidade locais.”

“Com o IBM Sovereign Core, podemos configurar o software para os casos de uso específicos de cada cliente, em vez de gastar meses juntando componentes diferentes e validando controles de soberania”, disse Christian Schreiner, diretor da Unidade de Cloud da Computacenter. “Isso pode acelerar significativamente nosso time-to-value e nos permitir ajudar clientes que antes nem consideravam soluções de IA.”

Disponibilidade do IBM Sovereign Core

Starting A partir de fevereiro, o IBM Sovereign Core estará disponível em versão tech preview, com disponibilidade geral completa prevista para meados de 2026.

Na fase de disponibilidade geral (GA), recursos adicionais serão introduzidos.

Leave feedback about this

  • Rating

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com