Galactic Glitch, desenvolvido pelo estúdio indie Crunchy Leaf Games, é um roguelike que se destaca ao combinar física e combates intensos, com muitos tiros, em um ambiente digital.
No jogo, você assume o papel de uma inteligência artificial novinha em folha, um protótipo tentando escapar de uma simulação. A aventura começa quando Siren, uma entidade misteriosa que se autointitula Deusa desse universo digital, fica presa nessa simulação. Para tentar sair, ela cria uma nave, e você é o responsável pelo controle dessa pequena nave que irá enfrentar desafios dentro de uma rede virtual cheia de perigos.

A estrutura do jogo é bem direta: você entra em umas “bolhas” que funcionam como pequenas arenas circulares, onde precisa derrotar os inimigos, coletar melhorias e escolher o caminho para a próxima bolha. Esse ciclo se repete até que, depois de algumas batalhas, surge um chefão para encarar.

Essas “bolhas” são uma espécie de espaços dimensionais com bordas esponjosas, o que reforça a sensação de estar dentro de um sistema e funcionam como salas de combate ou arenas. O detalhe é que todas essas bolhas têm exatamente o mesmo formato, sempre redondas, apenas mudando o que está dentro delas, como armadilhas, explosivos, tipos diferentes de inimigos e objetos espalhados.
As lutas em Galactic Glitch são divertidas, especialmente porque os inimigos têm partes diferentes que podem ser destruídas, você pode quebrar as armas deles antes de derrotar de vez.

O jogo faz você sentir que está sempre avançando, mesmo quando morre, pois sempre ganha alguma coisa, seja moedas, orbes, melhorias, novas naves, novos poderes. Isso acaba dando vontade de tentar novamente.
Durante a partida, você coleta dois tipos de moedas, as que servem pra abrir salas secretas ou caixas escondidas com itens, e outras que servem pra melhorar suas habilidades especiais como soltar veneno ao esquivar, ter um drone companheiro ou uma esquiva mais rápida.
Também tem uns upgrades permanentes que você compra com orbes, como novas armas, desde que ache os projetos, novas naves com habilidades diferentes, e melhorias no jogo em si, como mais espaço na lojinha ou mais chance de encontrar itens bons.
Algumas melhorias temporárias em forma de chips você pega durante a partida, que aumentam vida, dano, velocidade e tudo mais. Como tudo é aleatório, cada partida acaba sendo bem diferente da outra e às vezes, quando a sorte ajuda e você monta uma combinação perfeita de armas e poderes, o jogo fica interessante, como um poder que solta mísseis automáticos toda vez que você entra numa sala e outro que aumenta o dano se você ataca pelas costas.
Vale a pena jogar Galatic Glitch?
Se você é fã de jogos roguelike e curte aqueles shooters em que se controla a nave com um analógico e atira com o outro, Galactic Glitch pode ser uma ótima pedida. Ele combina uma jogabilidade ágil com um sistema de física bem criativo e ainda permite testar várias estratégias diferentes a cada nova tentativa.O jogo valoriza o tempo do jogador, oferece recompensas constantes e garante algumas experiências bem divertidas ao longo do caminho.

Leave feedback about this