Inspirado na série de livros desenvolvida pela DM com a produtora 2112 Lab, Contaí traz desafios lúdicos que testam conhecimentos sobre economia e finanças
A Coleção Contaí, série de livros que promove a educação financeira entre o público infanto-juvenil, tem agora um jogo de cartas próprio para engajar uma nova faixa etária no tema. Por meio das cartas, crianças a partir de 8 anos poderão testar seus conhecimentos sobre diversos temas ligados a gastos e finanças, desde charadas a curiosidades acerca da história da economia. Tanto os livros quanto o jogo de cartas foram desenvolvidos pela DM, grupo de serviços financeiros especializado em gestão de crédito, que defende a educação financeira como meio para mitigar o endividamento das famílias.
“A intenção do jogo e dos livros é fazer com que crianças aprendam a usar bem o dinheiro o mais cedo possível – não apenas para que no futuro sejam adultos mais conscientes, mas para que no presente já possam levar aos pais e responsáveis um pouco do que aprenderam. Afinal, como instituição financeira que preza pela democratização do acesso ao crédito no Brasil, é também nossa responsabilidade contribuir para que a sociedade tenha uma relação mais saudável com o dinheiro”, diz Sandra Castello, diretora de Marketing e Pessoas da DM.
O jogo, que pode de ser baixado gratuitamente e impresso em papel comum, conta com quatro categorias de atividades: Charadas, com perguntas que têm respostas específicas; Curiosidade, com informações sobre a história do dinheiro no mundo; Metas, com importantes práticas que devem ser realizadas na vida, como economizar e anotar gastos e; Perguntas, que não têm uma resposta específica, mas fazem a criança refletir sobre sua relação com o dinheiro. O jogo ainda inclui curiosidades sobre Cauã, protagonista dos livros do Contaí.
Livros gratuitos da série Contaí
Assim como o jogo, a série Contaí está disponível para download gratuito, e pode ser utilizada tanto por pais quanto professores em sala de aula. A coleção de seis volumes tem autoria de Stefânia Andrade e ilustrações de Ana Baccaro, e foi desenvolvida em parceria com a produtora 2112Lab. Conta a história de Cauã, um menino que sonha em ter um celular melhor e decide participar de um concurso municipal cujo prêmio é, justamente, um aparelho de última geração. O tema do concurso é educação financeira, e assim o jovem inicia pesquisas e reflexões sobre como utilizar o dinheiro de forma consciente. A série já é utilizada em atividades extracurriculares na rede pública de São José dos Campos (SP), cidade sede da DM.
O projeto está alinhado com os princípios da Empresa de democratizar o acesso a crédito no Brasil. “Não basta que nossos clientes tenham crédito para fazer compras, é necessário que aprendam a utilizá-lo de forma responsável. Quando há um desequilíbrio entre o que entra e o que sai no orçamento de casa, é preciso ficar alerta. Por isso buscamos estimular o consumo consciente, para que os recursos financeiros não se esgotem indevidamente e tragam transtornos difíceis de controlar”, finaliza Sandra Castello.
Para fazer download dos livros e do jogo, acesse https://colecaocontai.com.br/home/